28 de março de 2024
  • :
  • :

Colômbia diz que autor de atentado que matou 20 jovens era terrorista do ELN

Colômbia diz que autor de atentado que matou 20 jovens era terrorista do ELN

O ministério da Defesa da Colômbia afirmou nesta sexta-feira (18) que o autor do atentado com um carro-bomba contra a escola militar em Bogotá era um especialista em explosivos do Exército de Libertação Nacional (ELN), a última guerrilha ativa do país.

José Aldemar Rojas Rodríguez, que tinha os apelidos de “Kico” ou “Mocho”, já tinha perdido uma mão manipulando explosivos entre 2008 e 2010. Ele morreu no ataque contra a Academia de Polícia General Santander, ocorrido na manhã de quinta-feira (17). Os outros 20 mortos são estudantes entre 17 e 22 anos.

“Um ato terrorista cometido pelo ELN matou essas vidas jovens”, afirmou o ministro da Defesa da Colômbia, Guillermo Botero.

Terroristas – Rojas Rodríguez, de 56 anos, nasceu em 13 de maio de 1962, em Puerto Boyacá, no norte do país, onde a presença da ELN é muito forte. Ele não tinha passagem pela polícia.

Formado por cerca de 2.000 combatentes, o Exército de Libertação Nacional é considerado uma organização terrorista pelos Estados Unidos e pela União Europeia.

O grupo iniciou conversas de paz com o governo do ex-presidente Juan Manuel Santos em fevereiro de 2017, mas o diálogo foi suspenso pelo atual presidente, Iván Duque. O chefe de estado colocou como condição para as negociações a interrupção das hostilidades e a libertação de todos os reféns.

Um suspeito de participar da elaboração do ataque foi detido na madrugada desta sexta. Os investigadores chegaram até Ricardo Andrés Carvajal Salgar, de 50 anos, após a interceptação de conversas telefônicas. Ele foi acusado de terrorismo e assassinato.

O jornal “El Tiempo” relata que Rojas chegou dirigindo um veículo utilitário, que ele comprou em maio do ano passado, até a Academia de Polícia General Santander por volta das 9h30 (12h30, horário de Brasília).

Na entrada, um cão farejador detectou o perigo e, quando os agentes tentaram impedir o carro, ele acelerou e atropelou um dos vigias.

Em seguida, avançou em alta velocidade por pouco mais de 200 metros e explodiu quando passou perto do alojamento das mulheres na escola. Pouco antes de o carro explodir, ocorria no local uma cerimônia de promoção de cadetes. Imagens postadas nas redes sociais mostram restos de um carro incendiado. Vidraças das casas próximas também ficaram danificadas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *