19 de abril de 2024
  • :
  • :

Hospital Municipal de Salvador terá residência médica em Emergência a partir de março

Hospital Municipal de Salvador terá residência médica em Emergência a partir de março

A partir de março, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), gerido pela Santa Casa da Bahia, iniciará o programa de residência médica na área de emergência, sendo o primeiro hospital da Bahia a contar com tal iniciativa. Aprovado pelo Ministério da Educação, o programa terá duração de três anos e contemplará seis residentes por ano para atuar nos atendimentos de emergência, contribuindo em diferentes frentes que envolvem a assistência emergencial.

Os médicos residentes foram selecionados em novembro último, através de processo seletivo realizado pela Comissão Estadual de Residência Médica, Cerem-Bahia, e vão atuar sob a supervisão da Coordenação do Serviço de Urgência e Emergência do hospital. A expectativa é que a participação dos residentes agregue ainda mais qualidade à assistência prestada aos pacientes, por meio da interface com a atividade acadêmica.

No HMS, os residentes terão oportunidade de vivenciar experiências em diferentes áreas da urgência e emergência, desde a clínica médica, passando pela cirúrgica e até UTI (pediátrica e adulto), entre outras. “Ao longo da residência, há muita troca de informações e discussão entre as equipes sobre os casos recebidos pelo hospital. Isso permite atualizar as nossas práticas de saúde além de gerar novos conhecimentos”, afirma o médico-coordenador Municipal do Serviço de Urgência e Emergência, Ivan Paiva.

Como funciona – A residência consiste numa modalidade de pós-graduação na qual o ensino ocorre por meio de treinamento em serviço médico, sob a responsabilidade e orientação de profissionais médicos de elevada qualificação. No Brasil, as residências médicas são regulamentadas pelo Decreto nº 80281 de 05/09/1977 e regidas em âmbito nacional pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

Inaugurado em abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador está situado na Boca da Mata, próximo a Cajazeiras, onde são atendidos casos de urgência, emergência e ambulatoriais. Além de um completo parque de diagnóstico por imagem que oferece serviços de tomografia, ressonância magnética e endoscopia, possui um total de 210 leitos – 30 de UTI (adulto e pediátrico), 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Também oferece atendimento domiciliar a 180 pacientes/mês que apresentarem condição de alta hospitalar, mas ainda necessitem de alguns cuidados assistenciais.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *