29 de março de 2024
  • :
  • :

Sesab divulga alerta sobre aumento de 94% em casos de dengue na Bahia

Sesab divulga alerta sobre aumento de 94% em casos de dengue na Bahia

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou um alerta para o crescimento dos casos de dengue em 94% este ano em comparação com o mesmo período do ano passado, que registrou 204 casos. Este ano, do dia 1º de janeiro até o dia 18, já foram notificados 400 casos da doença, em 55 municípios.

Além da dengue, a Divep alerta para outras doenças transmitida pelo Aedes aegypti, como a Zika e Chikungunya. O órgão também alerta para as recomendações voltadas para equipes de saúde como alertar os profissionais para suspeição dos sinais e sintomas compatíveis com as arboviroses, bem como mobilizar equipes de saúde para medidas de prevenção e controle.

O alerta também ressalta a necessidade de fortalecer e alinhar comunicação entre as equipes de atenção à saúde, vigilância epidemiológica e controle vetorial; intensificar as ações de controle vetorial nas áreas com registro de casos suspeitos ou confirmados de arboviroses e/ou elevados Índices de Infestação Predial (IIP); monitorar semanalmente os casos, mapeando áreas de risco e adotar medidas de controle capazes de reduzir o número de casos

Também será intensificada a capacitação dos profissionais de saúde da rede pública a fim de aperfeiçoar o diagnóstico difetencial para zika em gestantes, priorizando as coletas de amostras nos cinco primeiros dias.

Diagnóstico – Em casos de suspeita das doenças como Dengue, Zika, Chikungunya, procure um médico mais próximo. Confira abaixo os sintomas para identificar as doenças:

Dengue: Pessoa que more ou tenha viajado nos últimos 14 dias para área onde esteja ocorrendo o transmissão de dengue ou tenha presença de Aedes aegypti, que apresente febre, normalmente entre 2 e 7 dias, e apresente duas ou mais das seguintes manifestações: vômitos, exantema, mialgias, cefaleia, dor retro orbital, prova do laço positiva ou leucopenia.

Chikungunya: Febre de início súbito e artralgia ou artrite intensa com início agudo, não explicado por outras condições, que resida ou tenha viajado para áreas endêmicas ou epidêmicas até 14 dais antes do início dos sintomas, ou que tenha vínculo epidemiológico com um caso importado confirmado.

Zika: Pacientes que apresentem exantema maculopapular puriginoso acompanhado de dois ou mais dos seguintes sinais: febre baixa, hipermia conjuntival sem secreção e prurido; poliartralgia e edema periarticular




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *