27 de abril de 2024
  • :
  • :

Devoção a Bom Jesus dos Navegantes marca Lavagem de Jauá

Devoção a Bom Jesus dos Navegantes marca Lavagem de Jauá

Céu azul, sol, disposição e muita animação foram os elementos que garantiram o sucesso da caminhada de fé e devoção em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, na sexta-feira (25), em Jauá, na Costa de Camaçari. O santo é padroeiro da comunidade e protetor dos pescadores e reuniu muitos devotos, nativos, turistas e veranistas ao longo dos três quilômetros de caminhada.

Já na concentração, as pessoas não ficaram paradas. Elas podiam escolher entre dançar ao som de bandas de sopro e percussão ou assistirem às apresentações de grupos de capoeira e performances de dança afro que, juntos com as baianas, animaram todo o trajeto. O evento encerra o ciclo de lavagens de janeiro e já deixa a população ansiosa para curtir a Festa de Arembepe, próximo festejo do calendário de atividades culturais do município.

Após o cortejo religioso, que marca oficialmente a abertura dos festejos em homenagem ao padroeiro, Jauá promete muita música e alegria para aqueles que também gostam da parte profana do evento, que começa nesta sexta e segue até segunda-feira (28). Mais de 15 atrações, entre artistas locais e regionais, vão animar o final de semana na localidade com músicas que passam por diversos ritmos, do samba à seresta. Três blocos com trio também fazem parte da grade. Os shows acontecerão em dois palcos, um montado no fim de linha, próximo ao estacionamento, e outro no início da Avenida Beira-Mar, perto da praia.

Acolhido com carinho pelos moradores, o prefeito Elinaldo Araújo fez questão de cumprimentar e conversar com as pessoas durante todo o percurso. “Realizar as lavagens é manter viva a tradição e valorizar a cultura local”, disse ao complementar: “que o sentimento de paz e essa animação permaneçam durante os quatro dias de festa”, finalizou.

O gestor da Prefeitura Avançada da Costa, o vice-prefeito José Tude, lembrou que o verão, especialmente o mês de janeiro, é muito esperado por todos que frequentam a Costa de Camaçari para curtir os 42 quilômetros de orla e poder aproveitar o rico calendário de manifestações culturais da cidade, a exemplo das lavagens. “Tudo fica ainda melhor com as Feiras do Pôr do Sol, projeto pensado e executado pelo governo e que reúne música, gastronomia e arte nos principais pontos da Costa, dentre eles Jauá”, ressaltou.

Vendedora ambulante há 15 anos, Sandra Nascimento é uma das muitas pessoas que vivem do trabalho informal. “Esses eventos são muito importantes para nós”, disse ao contar que todos os anos participa das lavagens do município. Moradora do bairro Novo Horizonte, ela conta ainda que “a renda obtida durante os festejos são maiores do que a do dia a dia e ajudam muito nas despesas de casa”.

O Secretário de Turismo, Gilvan Souza, também destacou a importância do evento. “As manifestações culturais são importantes e entendendo isso o governo tem garantido a sua permanência. Esse é um investimento que se reverte em receita, haja vista que fomenta a economia e o aumento de postos de trabalho”, disse. Ele afirmou ainda que “por estarmos no verão temos um público flutuante grande, que são os turistas vindos de todo o Brasil, e que têm expectativa de aproveitar as festas tradicionais do município e já se programam para participar delas”.

O vereador licenciado colocou também: “Camaçari não dispõe apenas de praias, ela oferece cultura, tradição e respeito a diversidade humana, e aqui na Lavagem de Jauá isso se manifesta na presença de diferentes culturas, etnias, ideologias e crenças religiosas”, finalizou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas secretários e vereadores municipais. O ciclo de lavagens é promovido pela Prefeitura de Camaçari, através Coordenação de Eventos, e conta com apoio de secretarias e órgãos da administração municipal.

Confira a programação da festa:

Domingo (27/1)

Blocos
14h30 – Bloco do Paredão
15h – Bloco Enchendo e Derramando

Palco Praia
13h – Bruno Lima
15h – Turma do Samba
Palco Estacionamento
18h – Beat Brazil
19h – Júlio Vidal
20h – Alice Karoline
21h30 – Kart Love
23h – Unha Pintada

Segunda-feira (28/1) – Palco Estacionamento
20h – Junior Bahia
21h30 – Paixão de Luxo
22h – Adriano Reis

Foto: Kelvi Lima/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *