20 de abril de 2024
  • :
  • :

Costa de Camaçari e sede têm ações de combate ao Aedes aegypti

Costa de Camaçari e sede têm ações de combate ao Aedes aegypti

Com o intuito de bloquear a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, a Prefeitura Municipal de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iniciou no último final de semana a operação de intensificação de combate contra o Aedes na localidade de Vila de Abrantes. No total, os agentes de endemias estiveram em 2.699 imóveis, onde foram eliminados 2.963 focos do mosquito. Entre os dias 14 e 17 de fevereiro, o projeto Costa de Camaçari chegará a Arembepe.

Na sede do município, o combate ao Aedes Aegypti também está acontecendo. Além do trabalho diário dos agentes de endemias em todos os bairros, a Sesau iniciará nesta quarta-feira (30/01) e seguirá até o dia 06 de fevereiro com ações de bloqueio ao mosquito com agentes utilizando o UBV Costal nos bairros da Gleba C, Gleba B, Gleba E, Nova Vitória e Jardim Brasília.

Secretário de Saúde, Elias Natan explica como a ação é realizada. “Nesses bairros, estamos entrando com o UBV Costal, porque tivemos notificações de casos de arboviroses provocadas pelo Aedes Aegypti. Por isso, é de suma importância que qualquer pessoa que apresente alguns dos sintomas da Dengue, Zika ou Chikungunya procure o posto de saúde mais próximo para realização do diagnóstico. E se for confirmado, além do trabalho de rotina, entraremos na localidade com o UBV Costal também”.

Casos suspeitos de arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti também podem ser informados diretamente à Vigilância Epidemiológica através do telefone (71) 3453-0167 e ao Centro de Controle de Zoonoses através dos telefones 3634-5753/5743.

A notificação dos casos suspeitos permite que medidas de proteção sejam tomadas buscando-se evitar o surgimento de novos casos e complicações para os que já estão doentes.

Importante ressaltar que o combate ao Aedes Aegypti é um trabalho conjunto entre o poder público e a população, eliminando de suas casas todos os possíveis focos de proliferação do mosquito que são quaisquer locais destampados acumulando água parada.

Foto: Divulgação/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *