18 de maio de 2024
  • :
  • :

Com 42 dos 77 votos válidos, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Com 42 dos 77 votos válidos, Davi Alcolumbre é eleito presidente do Senado

Por José Lopes (redacao@newsba.com.br)

Após um processo de eleição tumultuado, que começou na sexta-feira (01) e que só foi concluído neste sábado (02), o senador Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, foi eleito como novo presidente do Senado. O vencedor recebeu 42 dos 77 votos válidos apurados. O resultado da eleição só foi conhecido após um segundo processo eleitoral, já que na primeira votação a Mesa Diretora do Senado apurou 82 votos em meio a um total de 81 senadores.

Na segunda votação, Renan Calheiros (MDB-AL) retirou sua candidatura no meio do processo eleitoral, o que causou tumulto na sessão. Alguns senadores candidatos como Ângelo Coronel (PSD-BA) e Espiridião Amim (PP-SC) pediram a realização de um terceiro pleito, o que não foi atendido pelo presidente interino, senador José Maranhão (MDB-PB).

Liminar – Ainda na madruga deste sábado, atendendo a um pedido do senador Renan Calheiros, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, deferiu uma liminar impedindo a realização de votação aberta no Senado, na contramão da decisão de 50 senadores na sessão de abertura dos trabalhos.

Fraude – Já na sessão deste sábado, o senador Major Olímpio (PSL-SP) solicitou ao sistema de comunicação do Senado a apuração das imagens para descobrir qual foi o senador que fraudou a primeira votação.

Em seu discurso de posse, Alcolumbre agradeceu a Deus e a cada um dos senadores que retiraram a candidatura para apoiá-lo, a exemplo dos senadores Major Olímpio (PSL-SP), Alvaro Dias (Podemos-PR), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Simone Tebet (MDB-MS) e Reguffe (sem partido-DF).

Com a vitória de Alcolumbre no Senado, o Democratas, presidido pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, passa a comandar as duas Casas Legislativas federais, uma vez que Rodrigo Maia foi reeleito presidente da Câmara dos Deputados na sexta-feira.

A sessão de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso Nacional, que será presidido por Alcolumbre, está marcada para segunda-feira (04), às 15 horas, na Câmara dos Deputados.

Resultado final da eleição no Senado:
Davi Alcolumbre – 42 votos
Espiridịo Amim Р13 votos
Ângelo Coronel – 08 votos
Reguffe – 06 votos
Renan Calheiros – 05 votos
Fernando Collor – 03 votos
Ausentes: Renan Calheiros (AL), Eduardo Braga (AM), Jader Barbalho (PA) e Maria do Carmo Alves (SE)




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *