29 de março de 2024
  • :
  • :

ACBEU inscreve para bolsas em cursos para professores de inglês

ACBEU inscreve para bolsas em cursos para professores de inglês

O mês de fevereiro chega com duas oportunidades de qualificação para professores de inglês da rede pública. São dois cursos gratuitos oferecidos pela ACBEU com o objetivo de aperfeiçoar a proficiência e fomentar o ensino da língua inglesa. Ao todo são disponibilizadas 66 vagas (30 para o Brite e 36 para o Access for Teachers).

“Essas ações são uma forma de contribuição da ACBEU em parceria com o Departamento de Estado Americano, que buscam compartilhar o conhecimento e modernas práticas de ensino do idioma estrangeiro para os docentes de escolas públicas. Eles, por sua vez, atuam como agentes multiplicadores, repassando a aprendizagem para seus colegas, fomentando o fortalecimento do ensino da língua inglesa na educação pública”, explica a coordenadora Acadêmica Geral, Adriana Rupp.

O primeiro curso – o Brazilians Innovating on th Teaching of English (BRITE 2019) – inscreve entre a próxima terça-feira (05) e o dia 11 de fevereiro. A ação, realizada em cooperação com a Embaixada Americana, é voltada para docentes concursados da rede pública do Estado.

Durante o curso, que começa no dia 16 de março, os professores vão revisar e aprender sobre tópicos da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e rever como ela se relaciona com o ensino de línguas estrangeiras. Eles também serão apresentados às novas tecnologias educacionais e vão discutir como elas podem ser aplicadas nos colégios tornando o ensino mais atrativo para os alunos.

A cultura “Maker”, presente nas salas de aula da ACBEU, também será apresentada durante a qualificação. Essa metodologia incentiva a produção prática e manual dos estudantes, que são estimulados a criar, consertar e produzir. Desta forma, o aluno atua como protagonista no seu processo de desenvolvimento intelectual.

Após o curso, os professores bolsistas podem aplicar o que aprenderam sobre os novos métodos de ensino nos colégios públicos onde atuam, além de compartilhar o conhecimento com seus colegas da rede estadual.

As aulas presenciais serão realizadas no turno matutino, em sábados pré-definidos ao longo do ano até o dia 23 de novembro. Os interessados podem se inscrever pelo site da ACBEU. O processo seletivo consistirá de duas fases: na primeira etapa, pretende-se pré-selecionar 70 candidatos com base na avaliação dos documentos apresentados. Os pré-selecionados participarão da segunda fase, que consiste no teste de nivelamento e entrevista que será realizada pela ACBEU, visando a selecionar os 30 professores cursistas com nível intermediário de inglês.

Professores iniciantes – Os professores de inglês com nível de proficiência iniciante também terão uma oportunidade gratuita de aperfeiçoamento. O curso English Access Microscholarship Program for Teachers promovido pela ACBEU em cooperação com a Embaixada Americana oferece 36 bolsas de estudo. Os candidatos devem lecionar o idioma estrangeiro há até 5 anos na rede pública Municipal e Estadual como concursados. Também é necessário ter entre 18 e 30 anos.

A ação tem o objetivo de desenvolver a proficiência dos docentes de inglês das escolas públicas. Este programa será realizado entre 15 de março e 07 de dezembro, sempre com aulas presencias aos sábados pela manhã, além de atividades online e outras atividades culturais e de imersão que acontecerão prioritariamente em algumas sextas-feiras pré-definidas.

A inscrição acontece entre 11 e 23 de fevereiro pelo site da ACBEU. O processo seletivo também terá duas fases, sendo que na primeira serão pré-selecionados 80 candidatos com base na avaliação dos documentos apresentados. Eles participarão da segunda etapa que consiste no teste de nivelamento e entrevista que será realizada pela ACBEU, visando a selecionar os 36 professores cursistas que posteriormente serão distribuídos em duas turmas distintas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *