30 de abril de 2024
  • :
  • :

Carballal cria frente parlamentar para acabar com torcida única nos BAVIs

Carballal cria frente parlamentar para acabar com torcida única nos BAVIs

Por Davi Lemos (dvlemos@gmail.com)

O vereador Henrique Carballal (PV), líder do governo na Câmara Municipal de Salvador, anunciou nesta terça-feira (05) a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Torcedor. A primeira ação do colegiado será, conforme ele anunciou em discurso no plenário, fazer retornar os BAVIs com torcedores do Esporte Clube Bahia e do Esporte Clube Vitória, e não mais com torcida única do mandante como ocorre hoje segundo recomendação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

“O MP apresenta uma recomendação que não é vinculante e que foi cumprida, descumprindo a legislação federal que é o Estatuto do Torcedor, que garante que o time visitante tenha assegurada a presença de sua torcida. A Constituição Federal também garante o direito de ir e vir”, disse Carballal, que anunciou também ter ingressado com ação na justiça para garantir a presença das duas torcidas nos BAVIs.

O líder do governo afirmou que a recomendação do MP é um “crime contra a cidadania”. O vereador Moisés Rocha (PT) disse que “a movimentação do MP é completamente midiática que não garante o combate à violência”. O petista apontou que a maior parte dos eventos de violência ocorrem fora dos estádios, após, inclusive, marcações em redes sociais.

Carballal ironizou que, “se o Estado é incapaz de garantir a segurança do cidadão em um estádio de futebol construído com dinheiro público e mantido com dinheiro público, o próximo passo é acabar com o Carnaval”. O vereador disse que o Estatuto do Torcedor foi destruído e rasgado. Ele classificou a prática do MP como “equivocada, autoritária e criminosa”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *