29 de abril de 2024
  • :
  • :

Nelson Leal diz que ALBA irá superar dificuldades de 2019 com trabalho

Nelson Leal diz que ALBA irá superar dificuldades de 2019 com trabalho

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado estadual Nelson Leal, comandou nesta segunda-feira (04) a abertura dos trabalhos da 1ª sessão legislativa da 19ª Legislatura, que vai de 2019 a 2021, ocasião em que o governador Rui Costa apresentou a sua mensagem anual ao Poder Legislativo, conforme determina a Constituição estadual, realizando um balanço das atividades do Estado no ano anterior e anunciando os planos do Governo do Estado para o biênio. Nelson Leal disse que o ano será de muitas dificuldades, mas que elas serão superadas pelo trabalho.

Em seu discurso, o chefe do Legislativo voltou a citar a tragédia de Brumadinho, defendeu o papel do Estado como regulador das relações econômico-sociais e que os poderes constitucionais serão harmônicos. “É hora, governador Rui Costa, de empreendermos uma defesa vigorosa sobre o real papel do Estado. E Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público sempre estarão em harmonia quando os interesses maiores do povo da Bahia prevalecerem”, discursou Leal.

O chefe do Legislativo também traçou a principal diretriz que irá nortear o seu mandato. “O modelo de gestão desta Assembleia Legislativa será compartilhado entre todos os 63 deputados. E quatro princípios aqui serão imutáveis e inegociáveis: a liberdade, a democracia, a austeridade e a transparência. Será preciso muito trabalho para nos aproximarmos realmente do povo e, de fato, transformamos o Legislativo em poder da cidadania. Para fugir da tentação das decisões monocráticas, o Colégio de Líderes não só vai continuar, como será ainda mais fortalecido com a criação do Colégio de Presidentes de Comissão”, disse o deputado.

Ele também falou de suas principais propostas para o biênio. “As Comissões – tanto as permanentes como as especiais – terão um calendário anual para discussão dos principais problemas que afligem a Bahia e os baianos. Não faltam temas: saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento rural, industrialização. Também queremos ir ao encontro das populações do interior com o projeto “ALBA PELA BAHIA”, debatendo, por exemplo, o agronegócio na região de Barreiras; a industrialização da microrregião de Feira; a fruticultura no Sudoeste; a mineração em Caetité e Brumado; o assoreamento do Rio São Francisco em Bom Jesus, Juazeiro e Paulo Afonso, entre tantos outros temas”, detalhou Nelson Leal.

Uma outra proposta da nova gestão da ALBA será contribuir para o aprimoramento do Legislativo nos municípios. “Já temos, aqui na sede a ALBA, a Sala do Vereador, em parceria com a UVB – União dos Vereadores da Bahia. Vamos ampliar esse intercâmbio com a criação do Núcleo de Apoio às Câmaras Municipais, para facilitar o relacionamento e a troca de experiência entre as casas legislativas da Bahia, em temas como mandatos parlamentares, legislação e jurisprudência”, explicou o chefe do Legislativo estadual.

Paulo Gaudenzi – O presidente Nelson Leal quebrou o protocolo da Sessão Solene de abertura 19ª Legislatura ao pedir um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da Bahiatursa e ex-secretário de Cultura e Turismo, o economista Paulo Gaudenzi. O gesto foi aplaudido de pé por todos.

“Paulo Gaudenzi simboliza a profissionalização do turismo na Bahia e, também, no Brasil. Além de uma inteligência brilhante, era um homem culto, apaixonado pelas artes, pela música, pela dança, pelas artes plásticas. Além da exuberante beleza natural da Bahia, Gaudenzi ‘vendeu’ muito bem a nossa cultura sincrética e da diversidade”, exalta o presidente Leal, que na segunda mesmo apresentou uma Moção de Pesar pelo passamento do ex-secretário, que deixa três filhos.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *