26 de abril de 2019
  • :
  • :

Adab vai usar drones para fazer fiscalização agropecuária no estado

Adab vai usar drones para fazer fiscalização agropecuária no estado

A fiscalização da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ganhou mais um reforço. Técnicos do órgão passaram por um treinamento para utilizar aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones, no trabalho em campo. Na manhã desta sexta-feira (8), o grupo recebeu certificados para direção do equipamento, em solenidade com a presença do secretário da Agricultura, Lucas Teixeira Costa, no hangar do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), responsável pela capacitação.

Com a conclusão no Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (Corpas), os técnicos da Adab ganharão agilidade nas fiscalizações, tanto na área de defesa sanitária vegetal, quanto na animal. No total, seis técnicos passaram pela formação e outros três estarão na próxima turma.

Os drones poderão ser utilizados para fiscalização de vazio sanitário, acompanhamento da vacinação animal assistida, monitoramento de aves migratórias e inspeção de áreas de instalação de indústrias. Entre outras vantagens, o uso do equipamento tem impacto na abrangência da fiscalização e na redução de custos.

O Corpas é reconhecido como curso de interesse pelo Exército Brasileiro. Também participaram da solenidade o comandante de Operações da PM, Paulo Uzeda; o comandante do Graer, coronel Carlos Renato Lima da Silva; e o diretor-geral da Adab, Bruno Almeida Alves.

Foto: Heckel Junior/Ascom-Seagri




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *