20 de abril de 2024
  • :
  • :

Prospecção arqueológica segue no primeiro trecho da Av. Sete de Setembro

Prospecção arqueológica segue no primeiro trecho da Av. Sete de Setembro

O trabalho de prospecção arqueológica na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Salvador, é a primeira etapa no processo de requalificação da via, iniciado pela Prefeitura. Antes da execução das obras propriamente ditas, técnicos e arqueólogos espalhados no trecho entre a Casa D’Itália (Campo Grande) e as Mercês fazem as escavações. O processo é acompanhado de perto pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

As ações têm o intuito de avaliar se existem elementos históricos que poderão interferir ou contribuir com as obras. Nesse trecho, o trabalho deverá ser concluído em março. Por conta das escavações, agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) orientam pedestres e motoristas a redobrarem a atenção ao passarem pela via.

Nesse primeiro momento, dois arqueólogos e dois técnicos trabalham na abertura dos pontos de sondagem, que têm espessura, largura e profundidade de 1m. As escavações são realizadas sempre na parte lateral esquerda da Avenida Sete, sentido Centro Histórico. No local, cones, placas e marcações de trânsito indicam a realização do serviço, realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O arqueólogo e coordenador da pesquisa, Cláudio César Souza e Silva, explica que antes de abrir os pontos é retirada a capa asfáltica para encontrar o antigo calçamento, uma faixa em paralelepípedo. “Abrimos os primeiros pontos e, abaixo do paralelepípedo, está a linha do bonde que existia nessa região no final do século XIX e início do XX. O calçamento de pedra serve como um marco para gente. O que está abaixo dessa camada já nos serve como informações”, informa.

Segundo o especialista, essa prospecção é fundamental para levantar dados sobre o crescimento da cidade. “A partir desses resultados podemos pesquisar e estudar essas áreas mais profundamente”, frisa.

Antes do trabalho de campo, foi realizado um estudo conhecido como um diagnóstico histórico que identificou os locais para as escavações. “Passamos dias estudando, antes de partir para prática. Era preciso conhecer mais sobre a região antes de escavar”. De acordo com o cronograma de atividades, as prospecções no segundo trecho, entre as Mercês e o São Bento, devem ter início em março. Na sequência, o trabalho será finalizado no terceiro e último trecho que vai do São Bento à Praça Castro Alves. A previsão é que o trabalho seja concluído no mês de maio.

O projeto de requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF). O Consórcio Nova Avenida Sete, é responsável pelas obras de prospecção, tendo como norte o plano apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Finalizada a fase de escavações, as intervenções e melhorias começam a ser executadas.

Trânsito – Os pontos de sondagem são escavados na lateral esquerda da Avenida Sete de Setembro, não comprometendo a fluidez do trânsito. O local de atuação dos técnicos está isolado por placas indicativas, cones e marcações de trânsito.

De acordo com a Gerência de Trânsito da Transalvador, agentes tem reforçado as atividades no local, com intuito de orientar os pedestres e garantir a passagem de veículos pela via sem maiores transtornos. No período das obras, a mobilidade não ficará comprometida. Com isso, a intenção é garantir que a requalificação possa acontecer, de forma mais tranquila possível, em uma das avenidas que abriga o maior comércio de rua de Salvador.

Revitalização – O trecho contemplado pela requalificação da Avenida Sete de Setembro começa na Casa D´Itália e segue até a Praça Castro Alves (cerca de 1,2 quilômetro). A previsão é que as obras da Prefeitura com investimento de R$17,5 milhões durem 14 meses. Os recursos são provenientes de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).

As intervenções vão possibilitar a valorização do comércio e dos imóveis da região. O projeto prevê a revitalização e ampliação de calçadas em pedra portuguesa, preservando as características históricas originais, inclusive os brasões; troca do asfalto; delimitação de vagas de estacionamento; iluminação em LED; implantação de fiação subterrânea; criação de áreas de convivência; drenagem; arborização; adaptação de piso tátil e instalação de rampas para acessibilidade.

Terreiro de Jesus – Em obras de requalificação executadas pela Prefeitura, o Terreiro de Jesus também passou por escavações arqueológicas na segunda quinzena de janeiro. Foram encontrados artefatos que datam do século XIX e períodos anteriores.

Dentre os materiais encontrados, estão cerâmicas, porcelanas, vidros e outras estruturas fragmentadas. Após coleta minuciosa, os elementos foram levados para análise laboratorial para verificação precisa de origem e período histórico. Em seguida, serão encaminhados ao Laboratório de Arqueologia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Campus de Senhor do Bonfim.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *