18 de abril de 2024
  • :
  • :

Derrotado, Pedro Sánchez convoca eleições gerais na Espanha para 28 de abril

Derrotado, Pedro Sánchez convoca eleições gerais na Espanha para 28 de abril

Os veículos de comunicação ibéricos noticiaram nesta sexta-feira (15) que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, marcou eleições gerais para o próximo dia 28 de abril, depois que o Parlamento rejeitou a proposta de orçamento de 2019 do governo minoritário na última quarta-feira (13).

O espanhol El País salienta que, com a data, o governo evita que as eleições gerais coincidam com as municipais, das regiões autônomas e também com as do Parlamento Europeu, marcadas para maio. Ele fez a declaração institucional ao vivo nesta manhã, que foi televisionada pelos meios de comunicação locais.

O jornal português Público lembrou que a votação foi reprovada graças à convergência entre membros dos partidos de direita Popular (PP), Cidadãos e independentistas da Catalunha. Sanchez assumiu o governo em junho do ano passado, derrotando, na ocasião, o então primeiro-ministro Mariano Rajoy (do PP). Na época, ele contou com o apoio de todos os partidos, com exceção dos populares e do Cidadãos.

A agência de notícias lusitana Sapo salientou que as dúvidas sobre se Sánchez iria continuar a governar após a derrota foram encerradas ontem por meio de uma declaração da ministra da Fazenda, María Jesús Montero. Ela disse a uma rádio que o primeiro-ministro iria “comunicar a convocação de eleições” e que a única dúvida era sobre quando iriam ocorrer.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *