29 de março de 2024
  • :
  • :

Oncologista orienta combate ao sedentarismo como prevenção ao câncer

Oncologista orienta combate ao sedentarismo como prevenção ao câncer

Estimativa do INCA informa que o câncer deve ter 582 mil novos casos registrados no Brasil só em 2019. Usar protetor solar, fazer sexo seguro, não fumar nem usar drogas, consumir bebidas alcoólicas com moderação, utilizar a vacina anti-HPV e a vacina para Hepatite são algumas recomendações dos especialistas para prevenção primária do câncer.

“Combater o sedentarismo e praticar exercícios com regularidade são essenciais para a prevenção do câncer e para a saúde como um todo”, destaca a oncologista Renata Cangussu, da equipe do NOB-Grupo Oncoclínicas de Salvador.

“Separe uma hora de seu dia para se exercitar, além de prevenir doenças crônicas, os exercícios trazem mais energia, disposição, melhora do humor, melhora da imunidade e regula o sono”, ressalta a médica.

A especialista também lembra da importância da alimentação saudável e da importância da prevenção da obesidade e do sobrepeso, fatores de risco para várias comorbidades, inclusive o câncer. “Nós somos as escolhas alimentares que fazemos todos os dias. Evitar alimentos ultra processados e industrializados, limitar o uso do sal, reduzir a ingesta de álcool e carnes vermelhas são hábitos que podem diminuir o risco do desenvolvimento de tumores. A alimentação deve ser rica em frutas, fibras, verduras e legumes”, orienta.

“Mudar estilo de vida às vezes não é fácil, exige disciplina e perseverança. Porém, os ganhos na saúde física e mental, assim como a melhora da qualidade de vida são imensuráveis”, ressalta Renata Cangussu.

Sobre o NOB – O NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) integra o Grupo Oncoclínicas, que reúne 55 unidades de referência no tratamento oncológico no país. Fundado em 1992, o NOB tem sua sede na Avenida Ademar de Barros, 123, no bairro de Ondina, em Salvador, e conta também com unidades em Lauro de Freitas, Hospital Aliança e Hospital da Bahia, tendo como missão o acolhimento e a saúde integral do paciente oncológico. Para mais informações, visite http://www.nucleodeoncologia.com.br/.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *