24 de abril de 2024
  • :
  • :

Ortopedista dá orientações para evitar lesões durante o Carnaval

Ortopedista dá orientações para evitar lesões durante o Carnaval

Dias seguidos de festa, noites perdidas, caminhadas prolongadas e longos períodos em pé fazem do Carnaval uma verdadeira maratona. Todo esse esforço pode favorecer a ocorrência de algumas lesões e reativar dores pré-existentes. Tendinites, dores musculares e na região lombar estão entre as mais comuns nesse período, de acordo com o ortopedista do Hospital Cárdio Pulmonar, Vinícius Aleluia.

“É importante que os foliões estejam com o condicionamento físico em dia. É uma semana exaustiva, com alimentação, hidratação e sono insuficientes. O desgaste muscular é grande e o cansaço e a fadiga favorecem as lesões. O risco para os sedentários, idosos e pessoas com excesso de peso é ainda maior”, afirma o médico.

Para aproveitar a festa sem sobrecarregar pés, pernas e joelhos, o ortopedista orienta que haja períodos de repouso. “Uma manhã de sono bem dormida ajuda a evitar um desgaste ainda maior”, orienta. A lista de cuidados deve incluir também a realização de alongamentos.

Calçados – Para Vinícius Aleluia, outro ponto importante é a escolha do calçado adequado. O ideal é o uso do tênis que, além de prevenir entorses de tornozelo, absorve melhor o impacto e protege contra lesões nas unhas e fraturas nos pés. Para as mulheres, os vilões são os saltos que prejudicam o equilíbrio e aumentam a possibilidade de torções e quedas.

O alerta vai também para os riscos da automedicação. “Nesse período festivo, algumas pessoas fazem uso de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares sem a devida orientação médica. Esta prática pode ocasionar reações adversas e danos adicionais ao organismo, especialmente quando combinada ao uso de bebidas alcoólicas”, completou o especialista.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *