29 de março de 2024
  • :
  • :

Câmara de Salvador busca aproximação com universidades

Câmara de Salvador busca aproximação com universidades

Para estabelecer uma aproximação entre a Câmara Municipal de Salvador, a sociedade civil e as instituições acadêmicas, um novo projeto foi debatido, na manhã desta segunda-feira (25), entre o presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (SD), o vereador Marcos Mendes (PSOL) e professores de universidades públicas. Proposto por Marcos Mendes, “Diálogos Câmara, Academia e Sociedade”, busca discutir temas da cidade, a partir de teses e produções científicas, com o intuito de contribuir para a produção de projetos de lei.

Temas como saneamento básico, mobilidade urbana, intolerância religiosa, entre outros, devem ser debatidos por professores universitários durante as sessões plenárias. Os docentes devem apresentar estudos realizados pelas instituições, levantando questionamentos dos vereadores e tirando dúvidas dos mesmos, para que se transformem em projetos de lei, livros e o que mais interessar à Casa.

O presidente do Legislativo Municipal reforçou que a ideia segue a mesma linha do seu objetivo enquanto gestor da Casa. “É exatamente isso que penso desde que assumi a presidência da Câmara: aproximar a sociedade dos vereadores. Essa ideia do vereador Marcos Mendes é maravilhosa, pois às vezes a população não tem acesso ao conteúdo gerado nas universidades. Aqui faremos essa aproximação”, disse Geraldo Júnior.

“As universidades públicas e privadas produzem muito conhecimento que por vezes ficam represados dentro da academia. As pessoas têm acesso se forem buscar, mas se não forem não têm. A sociedade fica completamente alheia. Com o projeto, a Câmara Municipal teria esse papel fundamental de fazer o diálogo entre a academia e a sociedade. Se o futuro da cidade passa por aqui, a união entre a universidade e o cidadão também passa”, afirmou Marcos Mendes.

Ordep Serra, professor do programa de pós-graduação e Antropologia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, também ressaltou a importância de fomentar o trabalho legislativo. “A academia tem muitos insumos, teses, pesquisas e trabalhos diversos sobre a realidade social de Salvador que podem alimentar propostas dos vereadores, melhorar o trabalho legislativo e fazer a cidade avançar. Podemos disponibilizar conhecimento científico e técnico para que a sociedade tire maior proveito disso. Temos muito interesse em fazer a mobilização para que a sociedade participe”, defendeu o professor.

O professor Luiz Roberto Moraes destacou a ampliação da visibilidade da Câmara a partir de um projeto de geração e disseminação de conhecimento. “É muito importante que a Câmara possa desenvolver as atividades dela se alimentando do conhecimento gerado por meio de pesquisas. Salvador tem uma infinidade de temas que podem ser trabalhados”, pontuou Moraes.

Ainda participaram do encontro, os professores Severino Soares Filho e Regina Martinelli Sena, além do diretor administrativo da Câmara, André Ferraz.

Foto: Antonio Queirós/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *