23 de abril de 2024
  • :
  • :

Vistoria em blocos e veículos garante segurança dos foliões no Carnaval de Salvador

Vistoria em blocos e veículos garante segurança dos foliões no Carnaval de Salvador

Como mais uma forma de garantir a segurança dos foliões durante o Carnaval, a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), coordena a Central de Vistoria, instalada mais uma vez no Parque de Exposições. A estrutura, que começou a funcionar na segunda-feira (25) e segue até próxima quinta-feira (28), fiscaliza blocos e veículos, entre trios, minitrios, carros de apoios, de som, alegóricos e de equipamentos sonoros.

Para que os representantes de cada marca participante da folia consigam a licença para os trios ou carros de apoio, é necessário que os equipamentos sejam vistoriados e aprovados pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica (DPT); Corpo de Bombeiros (CBM-BA); e Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Participam também do processo de fiscalização a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e as pastas estadual e municipal da Fazenda e da Saúde.

Durante a vistoria, são analisados os itens de segurança, condições mecânicas e operacionais, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, pneus e protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor e estrutura do posto médico. Além disso, sanitários e lanchonetes precisam atender às normas da Vigilância Sanitária. A Central de Vistoria do Carnaval funciona das 8h até as 18h.

Documentos – Os representantes dos veículos que desfilarão no Carnaval de Salvador devem se dirigir à Central de Vistoria portando o documento do veículo; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos motoristas; e certificado do curso do Detran para eventos. Após apresentação dos documentos, é entregue uma cartilha para que o responsável procure cada estande correspondente para que a vistoria seja realizada. Os responsáveis pelos blocos também devem apresentar a Ata de fundação do grupo, CNPJ e dados pessoais do presidente do bloco.

Rapidez – Apesar do grande número de interessados em desfilar no Carnaval de Salvador, o clima na tarde desta terça-feira (26) no Parque de Exposições era de tranquilidade. Segundo representantes de blocos e veículos que visitaram a Central, o atendimento tem sido rápido e eficaz.

Foi o que contou Raílton Silva, de 52 anos. Ele é gerente operacional do Bloco Coruja, que tradicionalmente traz a musa do Carnaval Ivete Sangalo para animar os foliões de Salvador. “Tá tudo certo até agora, essa vistoria é muito importante. A expectativa pra esta edição é das melhores, já que é a volta dela [Ivete Sangalo]”, afirmou. A cantora não pulou o Carnaval no ano passado por conta do nascimento das gêmeas.

Quem também veio logo conferir que tudo estava correto com o trio e carro de apoio foi Edson Tobias, 71, um dos diretores do tradicional bloco Ilê Aiyê. “Tá tudo dando ‘ok’ até agora, vai dar tudo certo”, acredita. Ele revelou que integra o bloco desde a fundação, há mais de 40 anos.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *