24 de agosto de 2019
  • :
  • :

Salvador vai sediar fórum internacional sobre desenvolvimento sustentável

Salvador vai sediar fórum internacional sobre desenvolvimento sustentável

A capital baiana recebe a 11ª edição do Fórum Internacional RedEAmérica, que acontece no próximo dia 21 de março, a partir das 8h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Inovação (Secis), reunirá alguns dos maiores investidores sociais da América Latina para discutir o tema “A Contribuição da diversidade para a promoção de comunidades sustentáveis”.

O objetivo do encontro é estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que as empresas e fundações construam o desenvolvimento sustentável. Para isso, o Fórum terá a participação de representantes de grupos sociais atuantes em periferias, comunidades de base e organizações promotoras e defensoras de direitos. Cerca de 200 pessoas de 14 países são esperadas no evento.

Serão promovidas diversas conferências, painéis e sessões paralelas sobre o tema proposto, além da entrega do Prêmio Transformadores que destaca experiências inovadoras, inspiradoras e notáveis na promoção de comunidades sustentáveis. As inscrições e a programação completa do evento podem ser acessadas no site www.fir-redeamerica.org/pt.

Como programação extra do Fórum, será oferecida gratuitamente, no dia 22, a atividade “Medindo o impacto do investimento social privado – Dia de aprendizado prático”. A ação, que tem vagas limitadas, acontecerá no Hotel Sol Victoria Marina, das 8h às 11h. Na ação, os conferencistas auxiliarão os participantes para que aprendam conceitos práticos, exemplos e ferramentas, no sentido de conseguir avaliar o impacto do investimento social privado.

Além disso, junto com o Fórum, Salvador recebe também o Encontro Anual da RedEAmérica, a ser realizado a partir da próxima segunda (18) até a sexta-feira (22). Esse encontro possui uma programação voltada para os membros, com assembleias, rodadas de aprendizagens, visita a projetos locais e discussões sobre a Rede, dentre outras ações.

Carbono Zero – O Fórum será ainda um evento Carbono Zero, ou seja, será neutralizada a emissão de gás carbônico de todas as fases envolvidas, desde as atividades de preparação (transporte de palestrantes e participantes), durante a realização (energia elétrica e alimentação), e o pós-evento. Para isso, um plantio simbólico de 15 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica será realizado pela Secis na próxima terça-feira (19), na Escola Municipal Anita Barbuda, localizada no bairro de Santa Cruz, atrás do Parque da Cidade. As outras 685 mudas serão plantadas após o evento.

Realização – O Fórum Internacional RedEAmérica também é apoiado pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, e pela Federação de Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A RedEAmérica foi criada em 2002 e congrega 80 empresas e fundações de origem empresarial de 14 países da América Latina e Caribe. Atua na co-criação de conhecimento e articulação de práticas com o propósito de qualificar e expandir as ações empresariais para a promoção de comunidades sustentáveis na América Latina.

No Brasil, o bloco é composto por organizações que são referência no setor, como a Fundação Alphaville, Fundação Otacílio Coser, Instituto Arcor Brasil, Instituto BRF, Instituto Camargo Corrêa, Instituto LafargeHolcim, Instituto InterCement, Instituto Lina Galvani, Instituto Votorantim e Natura Cosméticos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *