19 de abril de 2024
  • :
  • :

TJ-BA comemora 410 anos com homenagens a autoridades

TJ-BA comemora 410 anos com homenagens a autoridades

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) celebrou ontem os seus 410 anos de existência. A comemoração ocorreu durante a abertura do 116° Encontro dos Presidentes dos Tribunais de Justiça do país. O evento foi realizado no Fórum Ruy Barbosa e reuniu magistrados, servidores e autoridades locais, nacionais e internacionais, que foram agraciadas com medalhas comemorativas. O presidente da Associação Bahiana de Imprensa – ABI e presidente da Tribuna, Walter Pinheiro, foi um dos homenageados. “Essa é a mais antiga côrte de justiça das Américas.

Então, é motivo de muito orgulho para o povo baiano. E no momento que ele atinge os seus 410 anos, chega de forma renovada, incorporando todos os avanços da tecnologia, se tornando uma côrte mais ágil e mais rápida para cumprir com o papel importante de ser um dos pilares da democracia”, ressalta Pinheiro. “Recebo a medalha em nome da nossa imprensa. Temos um trabalho muito forte para uma integração muito maior entre imprensa e justiça, porque entendemos que, seja a imprensa, o Judiciário, o Legislativo ou o Executivo, essas instituições têm que estar juntas. Acho que aqui na Bahia nós temos conseguido obter isso”.

O vice-governador João Leão (PP) foi ao evento representando o governador Rui Costa (PT), que estava fora da cidade. “O judiciário baiano é de uma importância muito grande, porque aqui na Bahia nasceu o marco do Judiciário brasileiro, que é Ruy Barbosa. Então, aqui na Bahia nós temos alguns ícones que são baianos. E nós ficamos muito felizes como a história do judiciário baiano se comporta. Então, realmente o judiciário baiano é um exemplo para o judiciário brasileiro”.

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), também exaltou à Tribuna a importância histórica do TJ-BA. “É um dia importantíssimo. São 410 anos que hoje se comemora. E, além disso, nós estamos celebrando o aniversário do primeiro tribunal das Américas. Aqui eram resolvidas todas as situações judiciais, mas sobretudo da África e de algumas outras colônias portuguesas. Iniciou-se há 410 esse tribunal célere, comprometido, que tem dados grandes resultados para a sociedade baiana”.

O presidente da Câmara de Salvador, Geraldo Júnior (SD), relembrou os tempos em que atuava na área jurídica. “O Tribunal de Justiça tem tremenda importância para o nosso Estado. A minha formação é na área jurídica, com militância de muitos anos aqui, revivendo boas histórias e as boas relações que estabeleci no Tribunal de Justiça do nosso Estado e não há tribunais que bastem para abrigar o Direito. Todo o dever se ausenta na consciência dos magistrados. Isso é importante e sempre carreguei isso para a minha vida. O Poder Judiciário tem um papel relevante para a nossa sociedade e é nada mais justo estamos aqui comemorando”.

No discurso de abertura da solenidade, o presidente do TJ-BA, Gesilvaldo Brito, ressaltou o trabalho que é feito no tribunal. “O Tribunal da Bahia é um dos melhores do país. Têm magistrados e servidores comprometidos em fazer uma justiça mais célere. Ainda há muito o que fazer, naturalmente para colocar todos os baianos no lugar em que merecem”.

Ainda estiveram presentes no evento o prefeito ACM Neto (DEM), vice-prefeito Bruno Reis (DEM), o presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rocha Rotondano, o presidente da OAB-BA Fabrício Castro, além de toda a cúpula da justiça baiana.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça de Portugal, António Joaquim Piçarra, foi uma das presenças ilustres da noite. Durante o evento, foi anunciado que o TJ-BA ganhou ainda um selo e carimbo comemorativo para correspondências da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. O selo terá a imagem da fachada do TJ-BA, com a inscrição do numeral 1, em referência à mais antiga Corte das Américas.

Foto: Divulgação/TJ-BA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *