26 de abril de 2024
  • :
  • :

John Bolton diz que Bolsonaro e Trump “vão se dar muito bem”

John Bolton diz que Bolsonaro e Trump “vão se dar muito bem”

Em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (15), o conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Bolton, afirmou que os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump, “vão se dar muito bem” no encontro agendado em Washington para este domingo (17).

“Há muitos passos que podemos tomar e o presidente Bolsonaro traz uma energia de verdade para o relacionamento. Ele está determinado a fazer progresso e ele está muito ansioso e muito ativo e nós queremos tentar ser o mais compreensivo quanto pudermos”, afirmou.

Bolton também disse que ficou “muito impressionado quando me encontrei com o então presidente eleito Bolsonaro no Rio. Então acho que os dois vão se dar muito bem e acho que eles têm muito em comum para conversar”.

Cronograma da visita de Jair Bolsonaro aos EUA:

Domingo: o porta-voz informou que Bolsonaro e sua comitiva têm previsão de decolar de Brasília rumo a Washington às 8h do próximo domingo (17). O voo deve durar nove horas. Já nos EUA, haverá um jantar na residência do embaixador do Brasil em Washington com “formadores de opinião”.

Segunda-feira: ministros brasileiros participarão de um debate sobre investimentos, realizado na Chamber of Commerce. Haverá uma audiência com Henry Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA, além das assinaturas de acordos entre os dois países.

Parte da comitiva participará de um painel chamado “Bolsonaro e Trump, novo começo das relações de Brasil e EUA”. Também há previsão de um painel sobre o futuro da economia brasileira e de um jantar oferecido pelo conselho empresarial Brasil-EUA.

Terça-feira: pela manhã Bolsonaro terá um encontro com Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), na Blair House. Após, Bolsonaro será recebido por Trump na Casa Branca, onde os dois terão um “encontro privado”, com a presença apenas de tradutor.

A agenda na Casa Branca ainda prevê um almoço de trabalho e reunião, seguida de uma declaração à imprensa dos presidentes. Bolsonaro também fará uma visita ao Cemitério Nacional de Arlington e irá ao “túmulo do solado desconhecido”.

Ainda na terça, Bolsonaro terá uma reunião com lideranças religiosas na Blair House, seguida de um jantar de trabalho. O retorno em Brasília será ainda na terça.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *