26 de abril de 2024
  • :
  • :

Manifestantes lotam o Farol da Barra em defesa da Lava Jato em Salvador

Manifestantes lotam o Farol da Barra em defesa da Lava Jato em Salvador

Um grupo de manifestantes se reúne em frente ao Farol da Barra, em Salvador, neste domingo (17) para um protesto em apoio à Operação Lava Jato, da Polícia Federal. No local, as pessoas usam camisas com a cor da bandeira do país, além de cartazes e faixas.

O ato começou por volta das 10h. A manifestação tem participação de grupos como Vem Pra Rua Bahia, Ordem dos Médicos do Brasil e Movimento Nas Ruas.

De acordo com Alex Domingos, atual líder do ‘Vem para Rua Bahia’, a operação lava-jato tem papel significativo na mudança do país.

“Esse ato é para apoiar a operação. Sem a Lava Jato, sem o povo na rua, sem esses atos, esse país teria continuado como estava”, pontuou em entrevista ao site G1.

Durante ato, os manifestantes fazem críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu no dia 14 de novembro que crimes eleitorais como o caixa 2 que tenham sido cometidos em conexão com outros crimes como corrupção e lavagem de dinheiro devem ser enviados à Justiça Eleitoral.

Na época, Integrantes da força-tarefa da Operação Lava Jato criticaram o envio de casos à Justiça Eleitoral, afirmando que não há estrutura para processos mais complexos, o que, segundo procuradores, pode levar à maior demora e risco de prescrições, além de risco da anulação de atos já realizados pela Justiça Federal.

A Operação Lava Jato completa cinco anos neste domingo (17). Da deflagração da primeira fase, em 2014, decorreram outras 59 etapas, 49 sentenças e mais de 150 condenados. Ao todo, R$ 13 bilhões são alvo de recuperação por meio de leniências, acordos e Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *