27 de abril de 2024
  • :
  • :

Comissão de Ciência e Tecnologia discute sistema 5G e reconhecimento facial

Comissão de Ciência e Tecnologia discute sistema 5G e reconhecimento facial

A chegada do sistema 5G – a mais avançada tecnologia na área de comunicação móvel – e a implantação do reconhecimento facial, como suporte na área da segurança pública, ocuparam as discussões na primeira reunião da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara.

De acordo com o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA), presidente da comissão, a tecnologia 5G deverá causar uma “revolução” na rotina da população, promovendo uma série de melhorias na qualidade de vida do cidadão. “Com a chegada da quinta geração das redes móveis, será possível a implantação das chamadas “cidade inteligentes”, diz.

As “cidades inteligentes” são um espaço criativo e sustentável que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento e na oferta de serviços ao cidadão. No Brasil, o melhor exemplo de “cidade inteligente” é Curitiba, capital do Paraná.

Com a nova tecnologia, será possível, por exemplo, a circulação de veículos sem motorista e a realização de cirurgias remotas. Além disso, as pesquisas mostram que a tecnologia 5G deve trazer uma movimentação na economia global com novas oportunidades de empreendedorismo e a criação de mais empregos

Reconhecimento facial – Outro tema bastante discutido na primeira reunião da CCTCI foi o reconhecimento facial, tecnologia que, a partir de pontos e medidas do rosto – como o comprimento da linha da mandíbula, tamanho do crânio, distância entre os olhos, largura do nariz, entre outros – consegue identificar os indivíduos. “Este ano, no Carnaval da Bahia, o reconhecimento facial permitiu a prisão de um suspeito de crime que tentava chegar à avenida”, destacou.

Segundo Félix, até pagamento de aposentadoria poderá ser feito por meio do reconhecimento facial. “Esses dois assuntos vão ocupar a pauta nas próximas reuniões da comissão. Inclusive, a próxima deverá contar com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes. Requerimento solicitando a presença dele na reunião foi aprovado pela comissão”, frisou.

O deputado André Figueiredo, ex-presidente da comissão, disse que as discussões sobre o 5G e o reconhecimento facial vão transformar a CCTCI numa das mais importantes do Congresso. “Nada vai ser mais importante do que a chegada da tecnologia 5G e do reconhecimento facial. Podem ter certeza que estes serão os dois temas mais discutidos este ano no âmbito a comissão”, revelou.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *