19 de março de 2024
  • :
  • :

“Bolsonaro é amigo permanente, leal e fértil com o Chile”, diz Sebástian Piñera

“Bolsonaro é amigo permanente, leal e fértil com o Chile”, diz Sebástian Piñera

Os presidentes do Chile, Sebástian Piñera, e do Brasil, Jair Bolsonaro, fizeram neste sábado (23) uma declaração à imprensa, após reunião bilateral no Palácio La Moneda, no Chile. Os dois presidentes assinaram acordos bilaterais.

Piñera disse que Bolsonaro recebeu mandato de devolver ao Brasil mais progresso e menos corrupção. Segundo o presidente chileno, o Prosul (Foro para o Progresso da América do Sul), está convidando todos os países da América do Sul para diálogo. “O Prosul não é fórum ideológico, mas respeita direito de povo eleger representantes”, disse Piñera. Segundo ele, “esperamos que muito em breve a Venezuela possa fazer parte de Prosul”.

O presidente chileno afirmou que a condição para ingressar no Prosul é democracia, liberdades e respeito a direitos humanos. Disse “estar seguro que seguiremos avançando em linha de amizade com o Brasil e que vamos estabelecer forte agenda energética e de colaboração em segurança”. “Vamos trabalhar em convergência entre aliança do Pacífico e Mercosul”, acrescentou.

Para Piñera, a relação com Bolsonaro está em bom momento. “Bolsonaro é amigo permanente, leal e fértil com o Chile”.

Reunião – Na reunião bilateral, o Chile reiterou apoio à candidatura brasileira para ingresso na Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Bolsonaro e Piñera também selaram compromisso com a construção de um corredor logístico que irá unir o Centro-Oeste do Brasil com os portos do Norte do Chile, passando pelo Paraguai e pela Argentina.

Os dois países reforçaram ainda a busca de diálogo e aproximação entre a Aliança do Pacífico e o Mercosul.

O governo brasileiro, que decidiu deixar de sediar Conferência do Clima das Nações Unidas de 2019, a COP-25, manifestou reconhecimento pelos esforços do Chile na organização do evento. “Ambos os países manterão diálogo sobre seus pontos de vista a respeito da temática da mudança climática e assuntos conexos”, dia a declaração. Em seu discurso, Bolsonaro se comprometeu à comparecer ao evento, mas disse que o País não pode assinar acordos com objetivos “impossível” de serem atingidos.

Foto: Divulgação/PR




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *