27 de abril de 2024
  • :
  • :

Romênia anuncia transferência da embaixada em Israel para Jerusalém

Romênia anuncia transferência da embaixada em Israel para Jerusalém

Israel conseguiu duas vitórias diplomáticas no mesmo dia. Enquanto a Romênia anunciou que vai transferir a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, Honduras reconheceu, em comunicado também neste domingo, Jerusalém como a capital do Estado israelense, prometendo abrir um escritório comercial na cidade.

A primeira-ministra romena fez o anúncio durante uma visita a Washington. A decisão se opõe tanto à posição europeia quanto ao próprio presidente romeno — ambos reconhecem Tel Aviv como capital do Estado de Israel.

Viorica Dancila informou sobre a transferência da embaixada no início da conferência anual do Comitê de Assuntos Públicos dos EUA em Israel (Aipac), um poderoso lobby pró-Israel na capital americana. A Romênia, que atualmente detém a presidência rotativa da União Europeia (UE), seguiria os passos do presidente dos EUA, Donald Trump.

O anúncio também foi feito no dia em que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a Washington para uma visita de três dias em que participa da conferência do Aipac e se reúne com Trump.

— Eu, como primeira-ministra da Romênia, e o governo que lidero, transferirei nossa embaixada para Jerusalém — disse Dancila em frente aos membros do Aipac.

O presidente romeno, o centrista Klaus Iohannis, que se opõe à transferência, questionou o anúncio.

“Com suas palavras sobre a transferência da embaixada para Jerusalém, Dancila demonstra mais uma vez sua total ignorância sobre política externa e as decisões do Estado romeno”, afirmou o presidente em um comunicado.

Iohannis havia considerado previamente que uma transferência da embaixada “representaria uma violação da lei internacional” e que Bucareste deveria manter uma “posição equilibrada e equidistante” no Oriente Médio.

Netanyahu, que em janeiro passado pediu à premier romena que fizesse o anúncio, saudou a decisão. No ano passado, Dancila havia dito que não tinha apoio suficiente em seu país para definir a transferência.

O status de Jerusalém é uma das questões mais controversas no conflito entre palestinos e israelenses. Israel considera toda a cidade de Jerusalém como sua capital indivisível, enquanto os palestinos esperam que a porção oriental de Jerusalém se torne a capital do seu futuro Estado.

As Nações Unidas acreditam que a questão deve ser resolvida entre israelenses e palestinos e que, até então, o resto dos países não deveria transferir suas embaixadas para Jerusalém.

O anúncio da premier romena coincide com o comunicado do presidente hondurenho, Juan Orlando Hernandez, que chamou Jerusalém de capital de Israel e afirmou que abrirá um escritório de comércio e cooperação na cidade.

“Hoje eu anunciei o primeiro passo que é abrir um escritório comercial em Jerusalém, a capital do Estado de Israel, e isso será uma extensão da nossa embaixada que está localizada em Tel Aviv”, disse Hernandez no comunicado. “Eu disse que um segundo passo (a transferência da embaixada em si) trará muitos ataques daqueles que são inimigos de Israel e dos Estados Unidos, mas continuaremos nesse caminho”, acrescentou.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *