29 de abril de 2024
  • :
  • :

Câmara terá sessão em homenagem aos Filhos de Gandhy e 470 anos de Salvador

Câmara terá sessão em homenagem aos Filhos de Gandhy e 470 anos de Salvador

O tradicional Afoxé Filhos de Gandhy, promete levar seu tapete branco para o plenário da Câmara dos Deputados no próximo dia 27 de março. A Sessão Solene que também comemora os 470 anos da cidade de Salvador, proposta pelos deputados Daniel Almeida (PCdoB/BA) e João Roma (PRB/BA), homenageia os 70 anos de desfiles dos Filhos de Gandhy, considerado um dos maiores blocos do Brasil, símbolo de reverência à paz e respeito à ancestralidade. O evento celebra também a história de Salvador, primeira capital do Brasil que, sobretudo, nos últimos anos, tem se destacado pelo progresso no cenário nacional.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA), destaca a importância da homenagem ao Afoxé: “Celebrar esses 70 anos de história, cultura e resistência dos Filhos de Gandhy é reconhecer o valor dessa instituição para o patrimônio cultural da Bahia e do Brasil. É uma oportunidade de emergir essa energia da cultura da paz e respeito à diversidade, principalmente neste atual momento em que verificamos tanta violência e intolerância”, declara.

Para o deputado João Roma (PRB/BA), a comemoração é uma justa homenagem às raízes culturais do povo brasileiro: “este é um importante reconhecimento. Salvador exerce grande relevância em nossa história, terra de um povo plural e tolerante, a primeira capital do Brasil, palco de fatos marcantes da memória de nosso país, e o afoxé Filhos de Gandhy faz parte da natureza desta essência, das manifestações que nos faz um povo diverso”, afirma.

Gandhy – Fundado em 1949 por Estivadores do Porto de Salvador, o Afoxé Filhos de Gandhy desfilou pela primeira no carnaval de Salvador cantando marchinhas até se dedicar a embalar milhares de foliões no ritmo ijexá. O conhecido ‘tapete branco’ reúne cerca de 10 mil associados que utilizam fantasia composta por um lençol de 2,20m X 2,00m, pintura com o tema do carnaval, turbante feito de toalha de banho com uma pedra azul, que faz referência aos marajás indianos. A agremiação é reconhecida pela distribuição de colares das cores azul e branco, reverência aos orixás Oxalá e Ogum e também o uso do perfume alfazema, formas de pregar a paz durante a folia.

Primeira capital do Brasil – Salvador vive um momento especial, indicada pelo New York Times e pela BBC como um dos melhores destinos para se conhecer no mundo, a capital está em pleno verão da década e o cenário é animador, com recorde de ocupação hoteleira e a economia altamente movimentada. Celebrar seus 470 anos com honraria é uma justa e digna homenagem.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *