29 de março de 2024
  • :
  • :

Arena Aquática Salvador terá 700 novas vagas a partir de junho

Arena Aquática Salvador terá 700 novas vagas a partir de junho

Conhecida por ser uma das práticas esportivas mais completas e grande aliada no tratamento dos problemas respiratórios, a natação tem seu dia lembrado nesta segunda-feira (8). Ciente da importância da prática esportiva na vida de crianças, adultos e idosos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), tem estimulado cada vez mais o esporte.

Atualmente, mais 720 alunos se dividem entre as aulas de natação e hidroginástica ofertadas na Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Em junho, mais 700 vagas serão abertas. Até o final deste ano, a previsão é que a 2.100 pessoas tenham sido contempladas gratuitamente com os ensinamentos.

A natação para o pequeno Tiago Lordeiro, de 9 anos, é muito mais do que diversão. Vítima de pneumonia e alguns problemas respiratórios na primeira infância, pratica o esporte na Arena Aquática três vezes na semana, por indicação médica.

Segundo a mãe, a advogada Fernada Lordeiro, 43 anos, o filho pode até escolher uma outra modalidade esportiva, mas a natação é uma espécie de tratamento. “A vida dele mudou depois do esporte. Não deixa de vir um dia sequer”, disse ela.

Segundo o gerente técnico da Arena, o nadador e campeão olímpico Edvaldo Valério Silva, muitos dos alunos fazem uso da natação para melhorar questões relacionadas à saúde. O atleta lembrou que também começou a nadar, aos 3 anos, para tentar minimizar os transtornos provocados por problemas respiratórios.

“Era pequenino e comecei para tratar problemas, mas fui ganhando amor pela coisa e deu no que deu”, brincou o campeão. Valério reforçou que, além de ajudar a resolver questões de saúde, a oferta da natação na Arena Aquática tem sido uma grande oportunidade para muitas crianças carentes. “Temos a melhor piscina pública do Brasil com toda a estrutura para atender gratuitamente. Aqui temos vestiário, estacionamento, segurança e profissionais de primeira”, enfatizou.

As aulas durante a semana são a cada uma hora, das 6h às 18h. As segundas, quartas e sextas são dedicadas às turmas de aperfeiçoamento, e as terças e quintas, às aulas de iniciação e adaptação à natação e de hidroginástica. Há na Arena Aquática quatro professores, seis estagiários e o gestor técnico. Aqueles que se destacam terão a chance de migrar da piscina semiolímpica (que tem 25 m x 12,5 m e cinco raias) para a olímpica (com 25 m x 50 m, com 10 raias) e de integrar a equipe competitiva da Arena Aquática.

Foto: Jefferson Peixoto/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *