28 de março de 2024
  • :
  • :

Nelson Leal participa da inauguração da 3a etapa da Avenida 29 de Março

Nelson Leal participa da inauguração da 3a etapa da Avenida 29 de Março

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, Nelson Leal, participou neste sábado (06), ao lado do governador Rui Costa e do senador Jaques Wagner, da inauguração da terceira etapa da Avenida 29 de Março, ligação entre Orla de Salvador – Subúrbio Ferroviário, chamada de Linha Vermelha. Na atual etapa, que vai da Orla à BR-324, são 3,1 quilômetros de extensão, com duas pistas e seis faixas de rolamento. A estimativa do tempo para cobrir o trajeto entre a Orla e a principal rodovia federal do estado será de 15 minutos, contra quase 1 hora, como era então, nos momentos de pico do tráfego. A inauguração da quarta e última etapa – duplicação da Via Regional – tem previsão para o início de 2020.

“É mais uma grande obra de mobilidade urbana do governo Rui Costa em Salvador. A 29 de Março homenageia os 470 anos de nossa Capital e é, certamente, um dos mais importantes marcos urbanísticos da cidade nos últimos 40 anos. Além disso, a nova via, ao reduzir drasticamente o percurso, significa mais conforto e mais qualidade de vida. Economizar 90 minutos diários dentro de um carro ou de um ônibus é muito significativo: é mais tempo para a família, para o descanso, para o lazer”, elogia o chefe do Legislativo estadual, que estava acompanhado de sua esposa, Danda Leal.

Leal ficou muito impressionado com a qualidade da obra. “ É uma nova artéria de trânsito muito moderna, dotada de ciclovia, amplos passeios, acessos para os bairros, iluminação em LED, faixa exclusiva de tráfego para BRT e baias para pontos de ônibus. Com a 29 de Março, também foi realizada a macrodrenagem do Rio Jaguaribe, que divide as duas pistas. Uma obra admirável, representando investimentos de mais de R$ 581 milhões quando estiver totalmente pronta, mostrando a força de trabalho do governador Rui Costa. Enquanto muitos governadores reclamam, Rui faz e inaugura”, exaltou Leal.

O presidente da ALBA ressaltou ainda a valorização aos imóveis da região, o que irá beneficiar os moradores de diversos bairros – como Cajazeiras, por exemplo – que possuíam vias de ligação muito limitadas antes da construção da Linha Vermelha, a nova ligação Orla-Subúrbio.

Etapas – Segundo estimativas do Governo do Estado, cerca de 1 milhão de carros poderão trafegar, diariamente, pela 29 de Março. O primeiro trecho do corredor transversal Orla-Subúrbio foi a duplicação da Avenida Orlando Gomes, entregue em junho de 2016. Ainda no mesmo ano, foi entregue o segundo trecho, ligando a BR-324 a Águas Claras, onde será construída a nova Estação Rodoviária. Em novembro de 2018 foi inaugurado o terceiro trecho, ligando as avenidas Orlando Gomes e Aliomar Baleeiro (Estrada Velha do Aeroporto).

Foto: Divulgação/ALBA




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *