18 de abril de 2024
  • :
  • :

Estátua de Mãe Stella será inaugurada nesta terça em Stella Maris

Estátua de Mãe Stella será inaugurada nesta terça em Stella Maris

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), inaugura nesta terça-feira (09), às 9h30, a estátua em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, na via que também leva o nome da Iyalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, que liga a avenida Luiz Viana Filho (Paralela) à Orla de Stella Maris. A solenidade, com a presença do prefeito ACM Neto, acontece no início da Avenida Mãe Stella de Oxóssi, no sentido Orla.

A escultura é uma homenagem a memória da “mãe de santo”, mulher culta, grande sacerdotisa e conhecedora profunda dos cultos e tradições dessa religião de matriz africana e um dos principais orixás do Candomblé, ligado à natureza e responsável por prover as refeições de todos. Isso além de ser um forte guerreiro e grande sábio, Oxóssi, que é caçador e carrega consigo o arco e flecha – seu símbolo de guerra.

A obra, de autoria do escultor Tatti Moreno, foi confeccionada em resina de poliéster e fibra de vidro, medindo 8,50 m de altura, onde traz a figura do Orixá Oxóssi, com 6,50 m, e a de Mãe Stella de Oxóssi, com 2 metros.

Foto: Divulgação/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *