23 de abril de 2024
  • :
  • :

Hospital Jorge Novis amplia atendimento oftalmológico em Lauro de Freitas

Hospital Jorge Novis amplia atendimento oftalmológico em Lauro de Freitas

Há mais de quatro anos Geovani Melo não mudava seus óculos de grau. De acordo com ele, que é morador do bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, a distância, falta de tempo e oportunidade foram os principais impedimentos para colocar os exames das vistas em dia. Essa realidade, para seu Geovani e para os pacientes regulados no município ficou para trás com a implantação do atendimento oftalmológico no Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HJN) a partir de quinta-feira (11). A unidade, que já dispõe de acompanhamento para tracoma e teste do olhinho, incorporou a consulta centralizando os atendimentos num só lugar.

De acordo com a diretora do HJN, Elisa Daltro, a meta é atender cerca de 200 pacientes por semana. “Nós preparamos o hospital para receber esses pacientes. A estrutura conta com recepção, sala de espera e duas salas de atendimento. Ampliamos o número de profissionais para o atendimento nos espaços climatizados e aconchegantes”, destaca ela pontuando que anteriormente o ambulatório de oftalmologia era realizado no Complexo de Saúde e a meta é ampliar os serviços com a oferta de cirurgias para cataratas e Pterígio no olho, por exemplo.

Na sala, de frente com o médico Thiago Magalhães, dona Janeci Almeida era só elogios. Para a moradora do bairro da Itinga o atendimento humanizado na unidade é um diferencial. “A gente se sente bem, desde a sala de espera a consulta é muito respeito. Dá para perceber que tudo é feito com amor e dedicação”, disse a dona de casa diagnosticada com pterígio no olho (carne no olho), após exame minucioso nos equipamentos que realizam também o mapeamento de retina e tonometria.

O oftalmologista explica que com as técnicas de exame é possível diagnosticar doenças como glaucoma, catarata e retinopatia. “Numa consulta é possível identificar as diferentes causas de redução visual ou outros sintomas oculares e propor tratamentos clínicos ou cirúrgicos”, conta. Os exames são marcados na Central de Regulação ou nos nove posto de agendamento instalados em UBSs nos bairros da Itinga, Caji/Vida Nova, Areia Branca, Portão, Centro e Vila Nova de Portão.

Foto: Lucas Lins/Ascom-PMLF




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *