30 de abril de 2024
  • :
  • :

Bolsonaro comemora saída oficial do Brasil da Unasul

Bolsonaro comemora saída oficial do Brasil da Unasul

O governo brasileiro anunciou na segunda-feira (15), oficialmente sua saída da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), pouco depois de a Bolívia informar que estava transmitindo a presidência temporária do bloco ao Brasil, após fracassar em sua tentativa de reunir seus membros.

O anúncio da saída do Brasil – feito poucos dias depois de a Argentina e o Uruguai anunciarem que também deixariam a Unasul- foi comemorado nesta terça-feira (16) pelo presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais.

“O Ministro das Relações Exteriores, @ernestofaraujo ,formalizou saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Fazendo parte do novo bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru”, escreveu Bolsonaro.

“Os únicos membros que seguem ativos na Unasul são Uruguai, Guiana, Bolívia, Suriname e Venezuela. A Unasul nasceu em 2008 como um projeto do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sendo apoiado por Lula”, completou o presidente.

A decisão do Brasil foi comunicada oficialmente ao governo do Equador, país depositário do acordo, segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Ontem, o Grupo de Lima, reunido em Santiago, pediu aos membros da comunidade internacional que adotem mais medidas para isolar o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para que possa ocorrer o “restabelecimento da democracia” no país sob o governo de Juan Guaidó, reconhecido como presidente por mais de 50 países.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *