25 de abril de 2024
  • :
  • :

“Moradores de Simões Filho sofrem com ônibus intermunicipal lotado”, denuncia Kátia Oliveira

“Moradores de Simões Filho sofrem com ônibus intermunicipal lotado”, denuncia Kátia Oliveira

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) cobrou, nesta segunda-feira (22), da Agerba a ampliação da frota dos ônibus intermunicipais que fazem a linha do distrito de Ilha de São João, em Simões Filho, até a estação do metrô no Retiro, em Salvador. A solicitação foi feita em ofício enviado ao diretor executivo do órgão estadual, Carlos Henrique Martins. Nesta segunda, um grupo de moradores do distrito chegou a realizar um protesto na BA-526 para pedir melhorias no transporte intermunicipal.

A parlamentar lembra que a população do distrito já sofre com a má qualidade do serviço de transporte intermunicipal, mas ressalta que a situação foi agravada em 2017, com a extinção de três linhas operadas pela empresa Expresso Metropolitano. Eram elas: Ilha de São João-Campo Grande (via Suburbana); Ilha de São João-Pituba; e Ilha de São João-Campo Grande (via BR-234).

Com isso, toda a comunidade passou a ser atendida apenas pela linha que vai até a estação do metrô. “Moradores de Ilha de São João sofrem diariamente com os ônibus intermunicipais lotados. Essa linha não suporta a demanda da comunidade, ocasionando superlotação, o que fere diretamente o direito fundamental ao transporte e mobilidade urbana eficiente”, enfatiza a deputada.

Além disso, Kátia afirma que “a situação jurídica em questão se trata de relação de consumo, sendo devido aos passageiros a prestação de serviço seguro e de qualidade, o que não está ocorrendo”.

No ofício, a parlamentar também pede que seja agendada uma audiência entre a Agerba, a Expresso Metropolitano e a Comissão de Líderes, que representa os moradores de Ilha de São João, além da própria deputada.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *