23 de abril de 2024
  • :
  • :

Witzel diz que governadores vão pedir mudanças na reforma da Previdência

Witzel diz que governadores vão pedir mudanças na reforma da Previdência

Após reunião com representantes de 24 Estados, entre governadores e vice-governadores, em Brasília, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), anunciou que o grupo irá se reunir com os presidentes da Câmara e do Senado no próximo dia 8 para apresentar pontos que possam ser discutidos na comissão especial da reforma da Previdência na Câmara, a ser instalada após a votação do texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Ainda não há consenso sobre quais pontos os governadores defenderão no Congresso. Para isso, eles iriam consultar as bancadas de parlamentares. “Cada governador deve fazer o dever de casa naquilo que é consenso”, disse.

Ele citou como exemplo o grupo do Nordeste, que defende retirar da proposta mudanças no Benefício de Prestação Continua (BPC), na aposentadoria rural e o modelo de capitalização. “Em que pese no Sul e no Sudeste termos apoiado a reforma, não posso dizer que as bancadas vão aprovar a capitalização”, declarou.

Assim como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Witzel apontou que o apoio para a reforma da Previdência depende da ajuda financeira do governo federal aos Estados.

“Nós queremos fazer tudo de forma a uma ajuda mútua”, disse o governador do Rio. “A União não pode resolver o problema dela e deixar Estados e municípios sem soluções nos problemas financeiros.”

Ele ainda afirmou que o governo não ter apresentado os dados detalhados da reforma neste momento “dificulta” a aprovação do projeto. O grupo fará um apelo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo a divulgação das informações.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *