18 de abril de 2024
  • :
  • :

Supremo aprova lista tríplice para vaga de ministro do TSE

Supremo aprova lista tríplice para vaga de ministro do TSE

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (24) a lista tríplice para a vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral.

A lista é composta com os nomes da ex-advogada-geral da União Grace Mendonça e dos atuais ministros substitutos do TSE, os advogados Sérgio Banhos e Carlos Horbach.

Os ministros do STF deram 10 votos para Grace Mendonça, sete votos para Sérgio Banhos e sete votos para Carlos Horbach. O ministro Gilmar Mendes não participou da escolha dos nomes porque está em evento em Portugal.

O TSE é composto por sete ministros, sendo três integrantes do STF, dois integrantes do STJ e dois advogados indicados pelo presidente da República. A escolha dos ministros dos dois tribunais observa um rodízio interno nos tribunais, mas, no caso dos advogados, é preciso que sejam indicados pelo presidente.

Pelas regras do Supremo, cada ministro pode votar em três nomes. Conforme a eleição, todos os presentes votaram em Grace Mendonça.

A lista seguirá para o presidente Jair Bolsonaro, que deverá indicar um dos nomes.

A Constituição estabelece que para as duas vagas de ministro do TSE que são destinadas a advogados, o presidente obrigatoriamente deve indicar nome de lista tríplice aprovada pelo STF.

O indicado assumirá vaga a ser deixada pelo ministro Admar Gonzaga, cujo mandato termina em 27 de abril. Gonzaga poderia ficar mais dois anos, mas é alvo de investigação e já afirmou que não quer ficar mais dois anos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *