19 de abril de 2024
  • :
  • :

Comércio de Salvador vai sediar secretaria e ganhar obra na Marechal Deodoro

Comércio de Salvador vai sediar secretaria e ganhar obra na Marechal Deodoro

A Prefeitura promove nesta segunda (29) mais duas iniciativas em prol da requalificação e reocupação do bairro do Comércio. Às 14h, o prefeito ACM Neto inaugura a nova sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), localizada no Edifício Cidade do Salvador, na Avenida EUA, número 397, Comércio. Logo depois, às 15h, o prefeito inicia as obras de requalificação da Praça Marechal Deodoro, a maior do bairro.

Com o objetivo de estimular a ocupação do Comércio, uma das iniciativas da Prefeitura é a mudança de secretarias e órgãos da gestão municipal para a região. Além da SPMJ, isso vai acontecer com várias outras pasta, em processo que já está em andamento. A antiga sede da SPMJ ficava localizada na Avenida Joana Angélica. A nova possui 506 metros quadrados planejados para receber toda estrutura da instituição.

Praça – A requalificação da Praça Deodoro receberá um investimento de R$4,1 milhões, com projeto da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), e vai atingir, inclusive, a confluência da Avenida Jequitaia com a Travessa Cais do Ouro e Rua Torquato Bahia. O projeto envolve a restauração do Monumento das Nações.

A praça da “mãozinha” abriga atualmente um grande ponto de parada de ônibus e vinha sofrendo com o processo de degradação e deterioração física das calçadas, dos mobiliários urbanos existentes, bem como problemas como inadequada acessibilidade e iluminação precária. Para a requalificação, serão feitas intervenções urbanísticas e de infraestrutura urbana, de forma a garantir a qualidade do equipamento para o uso dos soteropolitanos e turistas.

As obras trarão melhoras na mobilidade com a implantação de faixa de pedestres, novas calçadas com pavimentação adequada, pista tátil direcional e de alerta e rampas, visando garantir a acessibilidade universal. A Prefeitura fará o dimensionamento do número de abrigos de ônibus, adequação e qualificação de pontos de parada, implantação de baia na parada de ônibus e ordenamento dos estacionamentos de veículos.

Para garantir a comodidade e conforto da população, serão colocados mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, além de elementos de segurança como guarda-corpo e balizadores. Toda a área verde da praça receberá tratamento paisagístico, e o comércio formal e informal que hoje atua no espaço será ordenado de forma a facilitar a circulação de pedestres.

História – Antigamente conhecida como Praça do Cais do Ouro, a Marechal Deodoro foi construída no final do século 19 e chegou a abrigar uma das feiras mais populares da cidade. No início do século 20, a área foi urbanizada e ganhou o nome do primeiro presidente da República.

Em 2000, o espaço ganhou o Monumento das Nações, uma escultura de mãos entrelaçadas, com referência ao elo cultural entre a América do Sul e Central e a Península Ibérica. A peça é de autoria do artista plástico Kennedy Salles, feito em granito e fibra de vidro, com 3,9 m de altura, em homenagem à Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio (AICO).

Outras ações – Seguindo a estratégia de requalificar o Comércio, a Prefeitura tem promovido várias outras ações no bairro. Já inaugurou, por exemplo, a nova Praça da Inglaterra e instalou o Hub Salvador, além de iniciar as obras de revitalização da Praça Cairu e da Rua Miguel Calmon.

Em breve, essa parte da cidade vai receber ainda o Pólo de Economia Criativa, o Arquivo Público Municipal e a Casa da História de Salvador. E mais: a Prefeitura, além de transferir órgãos públicos municipais para a região, vai lançar um plano de habitação para o Comércio envolvendo o reutilização de imóveis abandonados. O plano está em fase de elaboração pela FMLF.

Foto: Divulgação/Secom-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *