23 de abril de 2024
  • :
  • :

“Praia Linda é Praia Limpa” mobiliza a comunidade na limpeza de Jauá

“Praia Linda é Praia Limpa” mobiliza a comunidade na limpeza de Jauá

Os cuidados com a preservação das praias de Camaçari quanto ao descarte de lixo foi o que motivou a realização do projeto Praia Linda é Praia Limpa. A primeira edição da iniciativa aconteceu neste domingo (28) na praia de Jauá e deve contemplar outras quatro.

Equipe da Prefeitura de Camaçari, comunidade local e estudantes se juntaram para orientar banhistas, além de distribuir sacolas biodegradáveis para o descarte correto do lixo. Duas frentes de trabalho também atuaram no recolhimento de lixo na faixa de areia, outra na calçada e uma no mar.

A iniciativa acontece em parceria com o grupo de mergulhadores Jauá Sub. O líder da equipe, Leonardo Fary, mergulha há dez anos no local e falou sobre a motivação para desenvolver essa iniciativa. “Acabo vendo muitos materiais que não faz parte da natureza. Quero incentivar a acabar com isso e preservar o meio ambiente”.

A Secretaria de Relações Institucionais (Serin), que articulou o projeto, e o titular da pasta, José Matos, destacou a importância da ação para preservação da vida marinha, já que os animais acabam ingerindo esses materiais que são descartados incorretamente no mar. “A ação ainda será realizada em Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim, no segundo semestre, e continuará no próximo ano. A natureza dá, o homem tem de preservar”.

Morador de Jauá, Antonio Dias, 57 anos, espera que mais ações como esta aconteçam, para que as pessoas se conscientizem em deixar a praia limpa. Já a vice-presidente da Associação Beneficente de Jauá (ABJ), Vânia Pinheiro, pontuou a importância da ação. “Praia limpa é mais turista, mais desenvolvimento e melhor para a comunidade”.

O casal de aposentados, Raimundo Almeida e Regina Almeida, foram aproveitar a praia e aprovaram a projeto. “Boa iniciativa. Quando há movimento no domingo, na segunda você anda por aqui e é lixo puro, justamente por falta de consciência das pessoas”. Eles ainda afirmaram que deviam ter mais ações como esta e que tem o cuidado de levar o lixo para fazer o descarte correto.

Estão envolvidas no projeto Praia Linda é Praia Limpa as secretarias de Serviços Públicos (Sesp), de Cultura (Secult), de Turismo (Setur), de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT). Ainda colaboram com o projeto a Associação Camaçariense de Surf (ACS) e o grupo de surfistas de Jauá, Haolles.

Foto: Victor Matos/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *