19 de abril de 2024
  • :
  • :

Moro inaugura sede do Centro Integrado de Inteligência Nacional

Moro inaugura sede do Centro Integrado de Inteligência Nacional

Com objetivo de ampliar a troca de informações entre as forças policiais e órgãos estratégicos de todo o país, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o secretário de Operações Integradas (Seopi), Rosalvo Ferreira Franco realizam, nesta sexta-feira (3), uma das entregas da Rede de Centros Integrados de Inteligência de Segurança Pública: o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N).

O Centro Nacional será responsável por nortear diretrizes e coordenar trabalhos que serão estendidos às cinco regiões do país. De Brasília, os analistas do CIISP-N trabalharão na missão de auxiliar na produção de conhecimento, direcionar metodologias, dar suporte integrado às atividades de rotina, situações emergenciais ou de crise, além de capacitação profissional.

O ministro Sergio Moro ressaltou que a iniciativa faz parte do conjunto de medidas relativas à integração das forças policiais do país que, segundo ele, é imprescindível para a segurança pública. “Uma das principais medidas tomadas pela Pasta, foi a criação da Seopi – Secretaria de Operações Integradas. Nós estamos aprofundando essa política, com a criação desses Centros de Inteligência, um para cada região. (Neste ano) Foi inaugurado o Centro do Nordeste, que teve um papel extremamente relevante na crise do Ceará. Nós recebíamos informes diários, ao a cada fato novo, que orientavam as ações policiais de repressão e prevenção no estado”, explicou.

“SEOPI – Secretaria de Operações Integradas. Anote esse nome. Vai ouvi-lo bastante nos próximos três anos e sete meses”, escreveu Moro no Twitter.

Caberá ao CIISP-N elaborar diretrizes para garantir que os Centros Regionais sejam estabelecidos e operados de forma consistente, resultando em esforços de coordenação, parcerias reforçadas e melhorias de capacidades no combate ao crime organizado. Além disso, ajudarão os administradores a desenvolver políticas, gerenciar recursos e avaliar os serviços associados ao centro integrado.

Nordeste – Atualmente, está em operação o Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública – Regional Nordeste (CIISPR-NE). Com sede em Fortaleza (CE), o centro integra a base de nove estados da região. Para maio, está prevista a ativação do Centro Regional Sul que será sediado em Curitiba (PR), contemplando os três estados da região: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até o final do ano, será entregue o da região Norte, com sede a definir. A principal função de cada centro é coletar, analisar e disseminar inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública.

“Esse modelo apoia a colaboração e promove um ambiente em que todos os níveis trabalharão juntos. A longo prazo, o fluxo integrado de conhecimentos será rotativo com o intuito de, por exemplo, obter informações sobre integrantes das organizações criminosas e antecipar estratégias preventivas”, afirma o secretário de Operações Integradas, Rosalvo Silva.

Estrutura – Para atender ao Centro Nacional, os ambientes de trabalho da Diretoria de Inteligência da Seopi foram reestruturados. Além disso, houve a criação da Sala de Crise e da Sala NOC (Network Operation Center), para atender a situações específicas. A primeira receberá o Comitê Gestor para a tomada de decisões estratégicas diante de situações emergenciais ou de crises. Já a Sala NOC será destinada ao trabalho integrado e específico de analistas de inteligência para atuação diante de incidentes ou situações sensíveis que demandarem posturas pró-ativas, respostas imediatas do Estado ou o emprego de uma metodologia especializada.

Coordenação – As atividades serão coordenadas no âmbito da Diretoria de Inteligência da Seopi, em Brasília (DF), com tecnologias específicas de inteligência. Entre as competências da DINT também estão a elaboração e a implementação de políticas de inteligência de segurança pública.

Foto: Isaac Amorim/MJSP




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *