20 de setembro de 2019
  • :
  • :

Elinaldo assina cooperação técnica do projeto Educar Pra Valer em Camaçari

Elinaldo assina cooperação técnica do projeto Educar Pra Valer em Camaçari

Mais um importante passo foi dado na manhã desta terça-feira (7) para assegurar uma educação de qualidade aos estudantes de Camaçari. Foi assinado, durante ato público realizado no Teatro Cidade do Saber, o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura, através da Secretaria da Educação (Seduc), e a Associação Bem Comum, que possibilitará ao município ser contemplado pelo projeto Educar pra Valer (EpV), que tem como finalidade apoiar na implementação de boas práticas de gestão, tendo como base os resultados obtidos no município de Sobral, no Ceará, e no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic) do estado.

A notícia foi muito comemorada pela comunidade escolar. A diretora da Escola Joana Angélica, no bairro do Mangueiral, Joelma Santos, foi uma delas. “Hoje é um dia de muita alegria, pois como camaçariense, ex-aluna da rede pública de ensino, professora e hoje gestora, presenciar a celebração desta cooperação técnica é um marco importante na educação do município”, disse a educadora, que sonha com Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) cada vez melhores.

Joelma acrescentou ainda: “entregar fardamento e kit escolar são coisas que podem ser percebidas pela população, mas investir no pedagógico é essencial, ele é o coração da escola e só pode ser percebido ao longo do tempo, com os resultados dos métodos implementados, que refletem diretamente no processo de ensino-aprendizagem”, declarou Joelma ao pontuar que isso se reverterá em mais qualificação dos educadores, “o que é muito positivo”, considera ela.

A secretária da Educação, Neurilene Martins, durante a cerimônia reforçou que como o próprio nome do programa diz, “educar, tem que ser pra valer”, e assim começou o seu discurso. Nele, a responsável pela Seduc assumiu publicamente o compromisso de se dedicar diariamente para a melhoria dos níveis de aprendizagem das crianças em fase de alfabetização da nossa cidade. “E mais uma vez firmamos uma parceria que entra em sintonia com o Programa Municipal Mais e Melhor Educação, que com a expertise do Educar pra Valer, renderá frutos ainda maiores”, finalizou ela.

O prefeito Elinaldo Araújo reafirmou na ocasião que educação em sua gestão é prioridade e por isso fez questão de ir recentemente à Sobral, conhecer de perto os resultados do EpV e entender como funciona. “O estado do Ceará tem um dos melhores níveis de aprendizagem do país e Sobral traz nota 9.1 no último Ideb. Queremos que Camaçari avance também e por isso é importante nos espelharmos em experiências exitosas”, declarou. “Educação não é só oferecer merenda boa, fardamento, kit escolar e estrutura qualificada. Educação é fazer com que as nossas crianças de fato aprendam”, concluiu o chefe do Executivo.

Antes da assinatura do Termo de Cooperação Técnica, o coordenador nacional do Educar pra Valer, José Clodoveu Arruda, explicou sobre o programa e sobre a experiência de Sobral. “A adesão de Camaçari ao programa não vai representar nenhum custo para o município, isso porque a Associação Bem Comum conta com apoio da Fundação Lemann na execução do EpV, que tem como inspiração os resultados e, sobretudo, os processos que foram implementados em Sobral e no estado do Ceará, que ao longo dos últimos anos vem produzindo resultados relativamente positivos”, pontuou.

Veveu Arruda, como é mais conhecido, também explicou que tudo inicia com a realização de um diagnóstico da realidade da rede de ensino, principalmente nas séries iniciais, que é a alfabetização (que compõe o fundamenta I). O documento vai apontar quais são os pontos fortes e fracos, e a partir disso será construído um plano de ação, feito conjuntamente com os profissionais da própria Secretaria. “O que nós queremos é trabalhar junto com a comunidade de Camaçari para que todas as crianças que frequentam a rede municipal sejam alfabetizadas na idade adequada”, completou Arruda.

Foto: Thiago Canuto/Ascom-PMC




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *