19 de abril de 2024
  • :
  • :

ALBA terá sessão especial na quinta em homenagem ao Dia do Cigano

ALBA terá sessão especial na quinta em homenagem ao Dia do Cigano

Na próxima quinta (16), a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa vai promover uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Cigano, celebrado no dia 24 de maio.

Segundo o deputado Niltinho, “essa sessão especial é uma forma de homenagear e aproximar a comunidade cigana da população baiana, afinal eles também são cidadãos brasileiros, portadores de direitos e deveres. O objetivo é conhecer um pouco mais da história e cultura do povo cigano, escutar suas demandas e combater o preconceito, intolerância e discriminação contra essas comunidades”.

Entre as demandas do povo cigano está o reconhecimento como etnia, já que sua identidade é definida pela cultura, tradições e territórios, desta forma, atitudes discriminatórias e preconceituosas contra ciganos poderão ser punidas. Outro ponto é a atualização dos dados sobre a comunidade cigana no Brasil, o último levantamento foi realizado em 2014 pelo IBGE e registrou a existência de acampamentos ciganos em 22 estados brasileiros, onde vivem de 600 a 800 mil ciganos, mas as comunidades acreditam que o número é muito maior.

“Vamos solicitar ao Governo do Estado que seja criada, por meio da Secretaria de Promoção da igualdade (SEPROMI), uma comissão para atender as demandas do povo cigano, assim como são atendidas as de outras minorias sociais”, afirmou o deputado Niltinho.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *