18 de abril de 2024
  • :
  • :

Governo da Bahia derruba liminar que garantia pagamento aos professores da UNEB

Governo da Bahia derruba liminar que garantia pagamento aos professores da UNEB

O Governo do Estado da Bahia derrubou, por meio de decisão judicial, uma liminar que garantia o pagamento dos salários de professores da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que estão em greve há 34 dias. O titular da Secretaria Estadual da Educação é o professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jerônimo Rodrigues.

As instituições que estão com docentes em greve são a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A paralisação começou no dia 9 de abril.

Por meio de nota, nesta segunda-feira (13), o governo disse que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) decidiu pela legalidade dos descontos. O corte no ponto dos dias não trabalhados foram autorizados pela desembargadora Márcia Borges, no dia 7 de maio.

O governo disse, ainda, que sempre atendeu às solicitações da categoria e foi surpreendido com a greve. Após anúncio da paralisação, o governo determinou a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento nas universidades estaduais baianas.

As quatro instituições têm quatro mil professores. Cerca de 50 mil estudantes são afetados com as paralisações.

A liminar que garantia o pagamento dos salários dos professores em greve foi pedida à Justiça pelos professores da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e concedida pelo desembargador Jatahy Júnior, no dia 6 de maio. O documento impedia que o governo cortasse os pontos de quem está participando do movimento.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *