17 de junho de 2019
  • :
  • :

Empresas realizam simulado de emergência na Baía de Aratu

Empresas realizam simulado de emergência na Baía de Aratu

Um simulado de emergência irá movimentar o entorno da baía de Aratu, em Candeias, Região Metropolitana de Salvador. A ação acontece no próximo dia 30 de maio (quinta-feira), das 9h às 12h, na área de Suape, divisa entre os municípios de Madre de Deus e São Francisco do Conde.

O objetivo do exercício, que é realizado anualmente, é avaliar o sistema de combate a emergências com óleo no mar, atendendo à resolução CONAMA 398. Farão parte do exercício todos os componentes do Plano de Área de Aratu (PA BAAR) – Dow, Transpetro, Petrobras, Braskem, Ultracargo – Tequimar, Vopak, Ford, Terminal Portuário Cotegipe, CODEBA, Base Naval de Aratu, Belov Engenharia, FAFEN, Aratu Iate Clube, Marina e Estaleiros Aratu, MFX do Brasil e Ocema Iate Clube.

O cenário testado simula o vazamento de óleo cru no solo e no mar, em função de falha na válvula de controle em um duto da Transpetro. Diante das adversidades serão avaliadas as estratégias de combate, o tempo de resposta, as empresas especializadas e os recursos e equipamentos utilizados. A operação conta com o apoio da Marinha e do Corpo de Bombeiros, e será acompanhada por representantes das comunidades de Suape, Caípe, Madre de Deus e Ilha de Maré, através do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec).

Durante o simulado há previsão de alteração no fluxo e rotina na Baía de Aratu, pois haverá maior movimentação de pessoas e circulação de veículos de emergência e embarcações. Serão cinco embarcações, skimmers, barreiras de contenção, tanques, barreiras e mantas absorventes, além de dois caminhões e uma série de outros equipamentos.

Os simulados têm papel fundamental para testar a qualidade na resposta a emergências dos prestadores de serviços especializados, contratados pelas empresas do complexo portuário, que adotam todas as normas legais e melhores práticas de saúde, segurança e meio ambiente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *