25 de abril de 2024
  • :
  • :

Professores da UNEB aprovam continuidade de greve que já dura 55 dias

Professores da UNEB aprovam continuidade de greve que já dura 55 dias

A assembleia dos professores da Uneb aprovou, nesta manhã de terça-feira (04), a continuidade da greve e uma nova contraproposta a ser entregue ao governo da Bahia. A categoria está em greve desde o dia 09 de abril.

Nesta tarde, a partir das 14h, docentes e estudantes da Uneb, Uefs, Uesb e Uesc farão uma plenária das universidades estaduais em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC). A expectativa dos grevistas é que ainda nesta tarde o governo receba as representações sindicais para uma reunião.

Vários professores, durante a assembleia, ressaltaram que, apesar dos salários cortados, o movimento resiste e segue forte. Ainda segundo as/os docentes, a nova contraproposta do Movimento Grevista mostra, mais uma vez, a disposição da categoria em avançar na negociação. O novo documento estabelece o que precisa ser atendido pelo governo ainda no período de greve, e o que poderá ser levado à Mesa Permanente de Negociação, a ser instalada 24 horas após o final do protesto.

A nova proposta quer o pagamento, antes do final da greve, de 5,9% de reajuste no salário base no ano de 2019. Além disso, reivindica o compromisso do governo de discutir na mesa de negociação um cronograma para reposição das perdas salarias de 2015 a 2018, ao longo dos próximos quatro anos (até o final de 2022).

Veja os demais itens da pauta a serem negociados antes do fim da greve:

РEstabelecer o compromisso do Governo do Estado de ṇo alterar o Estatuto do Magist̩rio Superior sem um acordo pr̩vio com o Movimento Docente.

– Enviar Projeto de Lei à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) estabelecendo o retorno imediato do artigo 22 do Estatuto do Magistério Superior (revogado pela lei 14.039/2018). Tal norma permite carga horária mínima de 8h em sala de aula para que docentes em regime de Dedicação Exclusiva possam atuar mais tempo em atividades de pesquisa e extensão.

– Encaminhar, em regime de urgência, Projeto de Lei à Alba autorizando todas as promoções represadas os docentes das Ueba, assim como as que surgirão ao longo do ano de 2019.

– Garantir integralmente todas as demandas existentes de progressões e mudanças de regime de trabalho ao longo de 2019, estabelecendo um fluxo contínuo, conforme previsto no Estatuto do Magistério Superior.

РGarantir que os direitos trabalhistas de servidor p̼blico (como o pagamento de adicionais por tempo de servi̤o e insalubridade) e as prerrogativas asseguradas em lei sejam, integralmente, respeitadas segundo a legisla̤̣o em vigor.

– Regulamentar o pagamento de passagens, por meio da alteração do Decreto n. 6.192, de 04 de fevereiro de 1997, para atender às demandas específicas dos docentes de todas as Ueba.

– Garantir a execução integral do orçamento das Ueba aprovado na LOA 2019, sem prejuízo do repasse dos R$ 36 milhões, contingenciados em anos anteriores.

– Instalar, 24 horas após a assinatura do acordo de finalização da greve, uma mesa de negociação permanente, sob publicação no Diário Oficial do Estado, com participação do Fórum das ADs e das secretarias estaduais de Relações Institucionais, Administração, Educação e Fazenda.

Foto: Divulgação/Aduneb




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *