26 de abril de 2024
  • :
  • :

Ex-diretor do Hospital Martagão Gesteira, José Bahia morre aos 85 anos

Ex-diretor do Hospital Martagão Gesteira, José Bahia morre aos 85 anos

Morreu na noite deste domingo (09), José Raymundo Bahia, ex-diretor do Hospital Martagão Gesteira. Dr. Bahia estava no Hospital São Rafael e foi a óbito, aos 85 anos, após complicações médicas decorrentes de um súbito processo infeccioso. O sepultamento irá ocorrer nesta segunda-feira, 10, às 17h, no Cemitério Jardim da saudade.

Dr. Bahia deixa a esposa Terezinha e quatro filhos: Américo Neto, Pedro Américo, José Bahia Filho e Mariana.

José Bahia atuou como médico cirurgião pediátrico por mais de 50 anos e formou-se pela Escola Bahiana de Medicina. Ele foi presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Pediátrica e dirigiu o Hospital Martagão Gesteira. Ele era conselheiro da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, instituição mantenedora do Martagão e presidente da Academia Nacional de Cirurgia Pediátrica (Ancipe). Dr. Bahia realizava consultas em clínicas e unidades de saúde em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, a 81 quilômetros de Salvador.

Dr. Bahia assumiu a liderança do Hospital Martagão Gesteira em 1990, quando também traçou o plano de reabertura da instituição. Naquela época, o Martagão tinha rompido o funcionamento em decorrência de uma crise financeira. Dr. Bahia acompanhou de perto a luta de dois ícones da filantropia baiana: seu tio Álvaro Pontes Bahia, fundador do Martagão Gesteira e sua prima, Irmã Dulce.

“Ele foi um grande nome da cirurgia pediátrica, tendo formado inúmeros e verdadeiros discípulos e admiradores. Além de ter sido um mestre em fazer amigos, sempre solidário e de bom coração, acolhendo a todos que o procuravam, com alegria, competência e dedicação. Sem dúvida é uma grande perda para todos nós”, lamenta Rosina Pontes, prima de Dr. Bahia e presidente de honra do Martagão Gesteira.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *