25 de abril de 2024
  • :
  • :

Primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza será homenageado em Portugal

Primeiro governador-geral do Brasil, Thomé de Souza será homenageado em Portugal

Historiadores do Brasil e de Portugal anunciaram a realização do I Congresso Internacional Thomé de Souza – primeiro governador do Brasil e fundador da cidade de São Salvador da Baía. O encontro de pesquisadores será realizado na cidade de São Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, norte de Portugal, onde nasceu Thomé de Souza. Os trabalhos serão recebidos até dia 25: as inscrições estão abertas.

Póvoa de Varzim fica a 30 quilômetros do Porto, ao Norte de Portugal, onde foi formada parte da equipe dos navegadores responsáveis pela condução das caravelas utilizadas nas expedições marítimas para ocupação de territórios pelos lusitanos dos séculos XV ao XVII.

“Além do congresso, vamos homenagear nosso filho ilustre com a montagem de um museu”, afirmou o secretário de Cultura do município de Rates e organizador do encontro, professor PhD Paulo Sá Machado.

Entre os pesquisadores brasileiros confirmados estão a professora Maria Hilda Baqueiro Paraíso e o jornalista e mestrando pela Universidade de Coimbra Flávio Novaes. Pesquisadores da Universidade do Porto também já confirmaram presença.

Foto: Divulgação/CMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *