26 de abril de 2024
  • :
  • :

Witzel diz que F1 será no Rio de Janeiro a partir de 2021

Witzel diz que F1 será no Rio de Janeiro a partir de 2021

O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC) disse nesta segunda-feira (24) que o GP do Brasil de Fórmula 1 está prestes ao voltar Rio de Janeiro. O governador do Estado garantiu que a prova será realizada a partir de 2021, em autódromo ainda a ser construído.

Witzel confirmou a nova sede para o calendário da principal categoria do esporte motor ao chegar em uma reunião no Palácio do Planalto, onde também estiveram o CEO da Liberty Media, grupo que administra a F-1, Chase Carey. Ao lado dos dois, JR Pereira, CEO do Rio Motorsports, que venceu a concorrência para a construção de um autódromo em Deodoro, na capital fluminense.

Após a reunião, o presidente Bolsonaro comentou a mudança. “Ninguém está tirando a Fórmula 1 de SP. Ela está permanecendo no Brasil”.

Doria – Questionado nesta segunda-feira se acredita que o governador João Doria (PSDB) ficará “chateado” com a transferência, Bolsonaro declarou que, se o tucano é pré-candidato à Presidência em 2022, deve “pensar no Brasil e não no seu estado”.

“Olha, o que a imprensa diz é que ele será candidato a presidente em 2022. Então, ele tem que pensar no Brasil e não no seu estado. Tá ok? Com toda certeza ele não vai se opor”, disse Bolsonaro.

“Agora, se ele [Doria] for candidato à reeleição, daí ele pode querer criar algum óbice no tocante a isso aí ou então oferecer algumas vantagens para que permaneça em São Paulo”, completou.

Em seguida, o governador do Rio, Wilson Witzel, disse não estar em disputa com Doria pela Fórmula 1. “Não há disputa com São Paulo, estamos oferecendo: ‘O Rio tem isso daqui'”, declarou.

Chase Carey, diretor-executivo da F-1, agradeceu o empenho do governo. “Nós temos um contrato que termina em 2020 e estamos vendo a possibilidade de continuar no Brasil”.

Segundo o executivo, os organizadores da Fórmula 1 buscam oferecer um espetáculo monumental, que atraia uma torcida maior do que já tem. Hoje, o esporte atrai 1 bilhão de torcedores. Carey acrescentou que quer usar a Fórmula 1 para desenvolver o potencial das cidades. “No momento, não temos nada fechado. Estamos em negociação”.

A Fórmula 1 já foi disputada em território carioca no ano de 1978 e entre os anos de 1981 e 1989, no antigo autódromo de Jacarepaguá, demolido para a construção do parque olímpico do Rio.

Nos anos em que foi disputado na cidade maravilhosa, o Grande Prêmio do Brasil teve como maior vencedor o francês Alain Prost, sendo Nelson Piquet o único brasileiro a vencer em terras fluminenses, nos anos de 1983 e 1986.

Foto: Divulgação/PR




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *