30 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto inaugura Unidade de Saúde da Família em Coutos

ACM Neto inaugura Unidade de Saúde da Família em Coutos

Depois de anos de espera, os moradores do bairro de Coutos, no Subúrbio Ferroviário, ganharam a Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Fraternidade, construída pela Prefeitura na Rua José do Patrocínio, s/n, em frente à Escola Municipal Colina do Mar. A cerimônia de inauguração foi realizada nesta terça-feira (25) e contou com as presenças do prefeito ACM Neto, acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e do secretário da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais autoridades e populares.

O prefeito ressaltou que a inauguração da estrutura marca a retomada da expansão da atenção básica na cidade após três meses, principalmente nas comunidades mais carentes, devido à falta de médicos nas unidades municipais de saúde, mesmo com chamamentos do último concurso público e dos processos seletivos Reda realizados desde 2013. Na quarta-feira passada (18), a administração municipal conseguiu contratar 80 desses profissionais através do regime de pessoa jurídica.

“A Prefeitura vem fazendo um grande esforço, principalmente, para conseguir contratar médicos, problema que é geral na rede pública do Brasil. Estamos lutando em todas as frentes para garantir os médicos e pra retomar a expansão básica de saúde na capital, o que está sendo feito hoje com a inauguração da USF Vila Fraternidade. O Subúrbio chegará, já neste ano de 2019, a 80% de cobertura da Atenção Básica, o que é um grande avanço para a região que tinha uma das piores coberturas do tipo no país”, relatou ACM Neto.

Estrutura – Com investimento de quase R$1,5 milhão, a USF Vila Fraternidade possui 608 m² de área construída e tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês. São 12 consultórios, sendo quatro deles odontológicos, distribuídos em dois pavimentos. Com funcionamento já a partir desta quarta-feira (26), o atendimento será feito por quatro equipes de Saúde da Família e outras quatro equipes de Saúde Bucal.

No local, a população terá acesso a serviços básicos de acolhimento e atendimento médico de enfermagem e odontológico, programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, pré-natal e de planejamento familiar. Também serão oferecidos acompanhamentos essenciais de saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, curativos, nebulização e teste do pezinho, além de marcação de consultas e exames, dispensação de medicamentos e visitas domiciliares.

A unidade de saúde deixou muito felizes moradores como a dona de casa Matildes Santos, de 63 anos e há quatro décadas residente em Coutos. “Ah, foi muito bom esse posto aqui, vai ser uma bênção pra gente. Antes, eu tinha que ir para Fazenda Coutos III. É muito longe, tinha que subir uma ladeira enorme. Agora vou ter atendimento pertinho de casa, graças à Prefeitura”, afirmou, sorridente.

Avanço – O secretário Luiz Galvão ressaltou que, no início de 2013, o Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário possuía apenas 33% de cobertura da Atenção Básica e 23 equipes de Saúde da Família. Em 2019, a cobertura já ultrapassa o índice de 77%, com 69 equipes. “A USF Vila Fraternidade é uma unidade básica completa de Saúde da Família e isso só reforça a prioridade da Prefeitura com a cobertura da Atenção Básica na cidade. Até setembro, será inaugurada mais uma estrutura do tipo, ultrapassando 80% da cobertura básica de saúde em todo o Subúrbio”, completou o titular da SMS.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *