24 de abril de 2024
  • :
  • :

MDS autoriza Salvador a utilizar verba federal para “Built to Suit” na assistência social

MDS autoriza Salvador a utilizar verba federal para “Built to Suit” na assistência social

A primeira capital do Brasil será também pioneira na utilização do Built to Suit (aluguel por encomenda) com verba federal aplicada na área da assistência social. A decisão foi comunicada pelo Ministério da Cidadania (MDS) em ofício enviado ao secretario municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), Leo Prates.

Conforme o documento, a locação de imóveis para funcionamento dos equipamentos públicos da rede socioassistencial dos estados, Distrito Federal e municípios para oferta exclusiva dos serviços tipificados pode ser utilizada com os recursos federais, sendo vedado o compartilhamento com outras unidades.

Ainda de acordo com o documento, o recurso pode ser utilizado para finalidade de “locação de imóveis sob medida ou por encomenda (Built to Suit)”, desde que sejam observadas as orientações da Política Nacional de Assistência Social e os princípios que regem a administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade administrativa, publicidade e eficiência).

Segundo o titular da Sempre, Leo Prates, grande parte dos Cras e Creas não possuem estruturas adequados para acessibilidade, como preconiza o MDS. “O Built to Suit é de suma importância, pois há enorme dificuldade em encontrar imóveis com as adequações exigidas pelo ministério nos locais de instalação de CRAS e Creas. A nova modalidade de aluguel facilita sobremaneira a instalação dos equipamentos com as especificações exigidas”, explica.

O próximo passo é a realização de um mapeamento aprofundado das regiões onde serão utilizados estes recursos, buscando atender a população e suas demandas para a ampliação emergencial dos Cras e Creas na capital baiana. “Com isto, vamos ampliar a rede de atendimento socioassistencial, um compromisso que fizemos com a população soteropolitana que mais precisa de atenção e cuidado”, comemora Leo Prates.

Foto: Divulgação




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *