26 de abril de 2024
  • :
  • :

Ernesto Araújo: ‘Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo’

Ernesto Araújo: ‘Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo’

Após fechar um acordo de livre comércio com a União Europeia (UE), o próximo passo a ser dado pelo Mercosul é buscar um tratado semelhante com a Associação Europeia de Livre Comércio (Efta), bloco formado por Noruega, Suíça, Liechtenstein e Islândia. A informação é do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em entrevista para o jornal O Globo, por telefone, durante uma escala que fazia em Fortaleza (CE), vindo de Bruxelas (Bélgica), onde o acordo UE/Mercosul foi fechado.

Segundo o chanceler, a partir de agora, o mundo todo vai querer negociar com o bloco sul-americano. “Todas essas negociações vão acelerar agora, com o interesse que o Mercosul está gerando a partir do fechamento com a União Europeia. É outro fator que já começa a ter efeitos antes da entrada em vigor. A partir de hoje, o Mercosul subiu nas prioridades de todo o mundo, inclusive dos Estados Unidos”, disse o ministro.

Araújo garantiu que o Brasil continua engajado na agenda do meio ambiente e reclamou que a imagem do país está distorcida lá fora. O ministro alertou que o Acordo de Paris – firmado em 2015 por 195 países para mitigar os efeitos do aquecimento global – pode ser usado como pretexto para a adoção de barreiras às exportações brasileiras.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *