28 de março de 2024
  • :
  • :

Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral da Bahia

Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral da Bahia

Cerca de 20 mil baleias devem passar pelo litoral da Bahia, na região de Praia do Forte, em Mata de São João, e do arquipélago de Abrolhos, em Caravelas, durante a temporada de reprodução das jubartes, entre os meses de julho e outubro. A estimativa é feita por pesquisadores do Projeto Baleia Jubarte.

As baleias procuram águas quentes para se reproduzir nesse período do ano. Com a aproximação dos animais no litoral baiano, os pesquisadores notam uma tendência de crescimento do número de encalhes.

De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, em 2018 foram registrados 101 encalhes ao longo da costa brasileira. A previsão para este ano é de que os registros de encalhe sejam entre 102 e 131 casos, sendo que são raros os casos em que as baleias encalham vivas nas praias.

Os pesquisadores alertam ainda que vários casos de encalhe e morte de jubartes ocorrem por conta dos impactos humanos. Dentre os principais problemas enfrentados pelos animais estão as redes de pesca e a colisão nas embarcações.

Para criar estratégias de prevenção dos encalhes das jubartes, o projeto tem uma equipe especializada que faz necropsias nas baleias, para ajudar a determinar a causa das mortes. Além disso, o projeto também faz atividades educativas e culturais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *