26 de abril de 2024
  • :
  • :

Tainá Hinckel e Eduardo Motta vencem etapa do Oi Pro Junior Series em Salvador

Tainá Hinckel e Eduardo Motta vencem etapa do Oi Pro Junior Series em Salvador

A surfista Tainá Hinckel, da Guarda do Embaú, se consolidou na liderança do ranking sul-americano Pro Junior Sub-18 da WSL South America, fazendo os recordes nas ondas de Stella Maris, em Salvador, na bateria final neste domingo (14) com a carioca Julia Duarte.

“Estou muito feliz por ter vencido essa bateria emocionante com a Julinha, que surfa muito e está evoluindo bastante, assim como eu”, disse Tainá Hinckel, que é uma das atletas patrocinadas pela Oi.

Já a decisão masculina foi 100% paulista entre dois amigos, com Eduardo Motta conquistando sua primeira vitória na temporada contra Fernando Junior.

“Eu estava me sentindo bem melhor nas ondas do que no sábado, comecei a focar mais para entrar numa melhor conexão com o mar e estou feliz por estar de volta na briga pelas vagas para o Mundial Pro Junior. Foi muito legal fazer a final com o John John (Fernando Junior). A gente compete juntos desde moleques, nos campeonatos amadores, então ver ele crescendo junto comigo, é só alegria e tomara que tenhamos mais chances de fazer outras finais ainda”, disse Eduardo Motta.

Esta segunda etapa da competição contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer, da SALTUR (Empresa Salvador Turismo), da ASESM, da Sol Express e da Federação Baiana de Surf.

A próxima etapa do Oi Pro Junior Series será na Praia de Mole de Florianópolis, no feriadão dos dias 7 e 8 de setembro na Ilha de Santa Catarina.

Igualdade – Todas as etapas do Oi Pro Junior Series e do Oi Longboard Pro, estão sendo realizadas com o princípio da igualdade na premiação das mulheres com as dos homens. Os mesmos 1.200 dólares oferecidos para Eduardo Motta, foram recebidos por Tainá Hinckel, assim como o vice-campeonato valeu os mesmos 600 dólares para Fernando Junior e Julia Duarte.

A carioca Julia Duarte, assim como o igualmente vice-campeão Fernando Junior, são dois surfistas preparados para competir no Instituto Medina. Para chegar em sua segunda decisão consecutiva com Tainá Hinckel, Julia barrou a atual bicampeã sul-americana Pro Junior, Sol Aguirre, nas semifinais. Ela poderia até tirar o segundo lugar no ranking da peruana se vencesse o Oi Pro Junior Series no domingo. Não conseguiu e permaneceu em terceiro no ranking, agora bem mais próxima das duas vagas para o Mundial Pro Junior da World Surf League, que será realizado em novembro na Ilha Taiwan.

Na categoria masculina, os quatro primeiros colocados no ranking final da WSL South America, se classificam para o Mundial Pro Junior da World Surf League, mas esse grupo não teve mudanças de nomes no Oi Pro Junior Series de Salvador. Apenas na liderança, que o saquaremense Daniel Templar tirou do paulista Daniel Adisaka, quando se classificou para a quarta fase na última rodada do sábado de ondas maiores em Stella Maris. O potiguar Mateus Sena permaneceu em terceiro no ranking e o catarinense Lucas Vicente em quarto.

Com a vitória na Bahia, Eduardo Motta se aproximou dos top-4, saltando da vigésima para a quinta posição no ranking das quatro etapas completadas neste domingo em Salvador.

Oi Pro Junior Series – O Oi Pro Junior Series é uma realização da World Surf League South America com patrocínio da Oi como naming rights e da Subway, com todas as quatro etapas contando com o portal Waves como parceiro de mídia e sendo transmitidas ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo www.waves.com.br.

Depois desta segunda etapa, o Oi Pro Junior Series terá mais duas que serão decisivas na disputa pelos títulos sul-americanos e pelas vagas para o Mundial da World Surf League. A terceira será nos dias 7 e 8 setembro na Praia Mole de Florianópolis, em Santa Catarina. E a última acontece junto com a segunda do Oi Longboard Pro, que vai definir os campeões sul-americanos da WSL South America nos pranchões, nas ondas de Maresias, de 08 a 10 de novembro em São Sebastião, litoral norte de São Paulo.

Foto: Fabriciano Junior/Oi Pro Jr Series




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *