18 de abril de 2024
  • :
  • :

ACM Neto autoriza obras do Morar Melhor em São Tomé de Paripe

ACM Neto autoriza obras do Morar Melhor em São Tomé de Paripe

A família Barbosa Silva foi a primeira beneficiada pelo programa Morar Melhor com a reforma de casas em situação precária em São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A residência onde vivem o aposentado Alecsandro, a esposa Gilmara e o filho Alessandro, localizada na Rua Jurema, foi a casa-modelo visitada pelo prefeito ACM Neto, que assinou a ordem de serviço, na noite desta terça-feira (16), para intervenção semelhante a ser realizada imediatamente em outros 126 imóveis no bairro.

Ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, também titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) – pasta responsável pelo programa, demais autoridades e moradores, o prefeito lembrou que o programa foi fruto das visitas realizadas nas comunidades na capital baiana. “Ainda é uma realidade encontrada em grandes cidades como Salvador de famílias carentes com casas sem banheiro, telhados caindo em dias de chuva, com paredes sem reboco e pintura, com a porta empenada. Entendemos que essas famílias, por mais que quisessem, não teriam condições de reformar a própria casa. Por isso o programa foi criado, para realizar o sonho dessas pessoas”, explicou ACM Neto.

A situação afirmada pelo prefeito é semelhante à vivida pela família de Alecsandro. “Aqui as paredes não tinham reboco. Havia um beco aqui em casa que, com a reforma, foi fechado e possibilitou a ampliação da sala. Eu, cadeirante, tinha dificuldade de entrar em casa, agora tem até rampa de acesso. Além do reboco e pintura, também trocaram telhado, portas e janelas, o vaso e a pia do banheiro. Se eu fosse fazer uma reforma dessas ia demorar muito, porque tinha que comprar material aos poucos para fazer a obra. Agora tá maravilhoso, muito bom mesmo. Só tenho a agradecer”, relatou.

A esposa Gilmara era só felicidade. “Via a propaganda do programa na televisão, mas achava que nunca ia chegar aqui. Quando disseram que iam fazer a reforma na casa, quase não acreditei. Mas fizeram tudo direitinho e meu marido acompanhou todos os detalhes, parecia até que era o mestre de obras. É uma bênção”, afirmou, rindo.

Para Alessandro, a nova casa agora permite que ele possa brincar em um local melhor. “Aqui eu ando de velotrol e brinco bastante de basquete na varanda, colocando um balde de cada lado para fazer as cestas. Ficou muito legal, gostei mesmo. Valeu, Morar Melhor”, disse.

O vice-prefeito e secretário Bruno Reis revelou, mais uma vez, a satisfação em liderar atualmente um projeto como o Morar Melhor. “É um programa que realmente toca e transforma a vida das pessoas, que não conseguem reformar a própria casa por não terem condições”, pontuou. Ele ainda lembrou que a iniciativa vem servindo de inspiração para outras cidades – ainda este mês, a Secretaria de Habitação de São Paulo vem conhecer pessoalmente o funcionamento do programa.

Mais melhorias – Na ocasião, foi anunciada a reforma de mais 100 casas em São Tomé de Paripe, dentro da terceira etapa do Morar Melhor, a ser iniciada em 2020. Além disso, foi autorizada a obra de recapeamento total da Rua Santa Filomena, uma das principais vias de acesso do bairro.

Funcionamento – O Morar Melhor promove melhorias como troca de esquadrias, telhados, instalação de louças sanitárias, reboco e pintura. Cada imóvel selecionado através dos critérios do programa recebe intervenções que somam o valor de até R$5 mil.

Até 2020, a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas que estiverem em estado de precariedade. A escolha das regiões beneficiadas leva em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo.

Mais uma comunidade em Salvador será contemplada com o maior programa habitacional do país, o Morar Melhor. Desta vez, os benefícios chegam a São Tomé de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A ordem de serviço para início imediato das obras no local será assinada pelo prefeito ACM Neto, acompanhado de gestores municipais, nesta terça-feira (16), às 18h30, na região do Alto da Igreja.

Nesta etapa, 127 casas serão reformadas pelo programa. Serão feitas melhorias como troca de esquadrias, telhados, instalação de louças sanitárias, reboco e pintura. Cada imóvel receberá intervenções que somem o valor de até R$5 mil.

Até 2020, a Prefeitura pretende reformar 40 mil casas que estiverem em estado de precariedade. A escolha das regiões beneficiadas leva em consideração critérios como a precariedade dos bairros, baseada em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e da unidade habitacional, com base na observação de campo.

Narandiba – O prefeito ACM Neto vai entregar nesta quarta-feira (17), às 10h30, a geomanta aplicada sobre uma encosta na I Travessa Joanes Melo, em Narandiba. A proteção, destinada a prevenir deslizamentos de terra em períodos chuvosos, preservando vidas, vai beneficiar 315 famílias, cujas casas foram construídas nas imediações da área de risco.

A técnica da geomanta já foi aplicada em 152 locais e está em fase de implantação em mais 28 áreas.

Foto: Valter Pontes/SECOM-PMS




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *