23 de setembro de 2019
  • :
  • :

Reino Unido classifica de “inaceitável” captura de navios feita pelo Irã

Reino Unido classifica de “inaceitável” captura de navios feita pelo Irã

O Reino Unido declarou que a captura de dois navios, um de bandeira britânica e outro de bandeira liberiana, no Estreito de Ormuz é inaceitável, e pediu por liberdade de navegação no Golfo.

De acordo com a rede norte-americana CNN, um dos navios — o de bandeira liberiana —já foi autorizado a seguir viagem pelas autoridades iranianas e já se encontra fora das águas do país.

O secretário de Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt afirmou que estava preocupado com a situação, mas que não havia cidadãos britânicos em nenhum dos navios.

“Irei em breve a uma reunião da COBR (segurança nacional) para rever o que sabemos e o que podemos fazer para rapidamente garantir a liberação das duas embarcações — um navio de bandeira britânica e um navio de bandeira liberiana”, afirmou.

“Essas capturas são inaceitáveis. É essencial que a liberdade de navegação seja mantida e que todos os navios possam se mover segura e livremente na região”, acrescentou Hunt.

Hunt disse ainda que o embaixador do Reino Unido em Teerã está em contato com o Ministério das Relações Exteriores do Irã para resolver a situação, e que os britânicos estão trabalhando de perto com parceiros internacionais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *